A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º, 8º e 9º anos

N.º de Participantes:
Cerca de 425 alunos e 10 professores de CEA e dos Projetos envolvidos.

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
- A proposta do tema, "As as aves à nosso volta”, foi lançado pelo Projeto Serras do Porto e Clube Ciência Viva e Projeto do Ambiente, na escola a toda a comunidade escolar. Foi desenvolvido na disciplina de Complemento para Educação Artística (CEA), pelos alunos do 3º ciclo.
- Os alunos desenvolveram vários trabalhos, cuja apresentação decorreu de várias formas de (desenho 2D real ou criativo, Construção 3D, construção de ninhos ou alimentadores.)
- Em simultâneo, foram elaborados cerca de 27 cartazes com as espécies mais comuns à nossa volta que foram sendo afixados na escola. A partir desses cartazes, foi dinamizado o jogo “Conheces as aves à tua volta?”, com recurso a QR-Code, para que os alunos pudessem identificar as aves e conhecer algumas das suas características.
- Procedeu-se a posterior apresentação e exposição das identificações das aves e dos trabalhos, elaborados em CEA, com reutilização de materiais. Os trabalhos afixados foram/são alvo de concurso.
- Foram elaborados cartazes de divulgação do concurso (trabalhos sobre as aves) que também foram enviados por mail. Os trabalhos recebidos foram todos fotografados e foi construído um Padlet para a sua votação.

Envolvimento dos alunos:
Cerca de 425 alunos envolvidos, no âmbito da disciplina de CEA e do Clube de Ciência Viva.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadrado na disciplina de Complemento à Educação Artística (CEA) e em articulação com o Projeto Serras do Porto e Clube Ciência Viva e Projeto do Ambiente.

Divulgação:
Através de: Exposição física, na escola; Padlet - Projeto das Serras do Porto; Facebook do Agrupamento; jornal do Agrupamento ("O Martinho") e Parque das Serras do Porto.