A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Caliços (Albufeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-Escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Todos os dias as nossas crianças passam um tempo considerado no espaço exterior do jardim de infância e de vez em quando encontram alguns animais e até plantas diferentes que lhes desperta bastante curiosidade. Por norma, a primeira atitude e reação é chamar o adulto e mostrar o que encontraram, para além de pedirem para fazer o registo fotográfico dos mesmos.
Segue-se a fase seguinte, a de pesquisa sobre o que é; Como é (observação com lupas); Onde vive; Como é a sua vida.
Depois de investigarem e descobrirem novos conhecimentos foi criado e construído com e pelas crianças um placard final.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto participaram 24 crianças dos 3 aos 6 anos. As crianças são o génese deste projeto pois a sua criatividade está sempre em alerta. Para além de que participaram em todas as fases de pesquisa, observação, registo e conclusões / aquisição de novos conhecimentos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Com a participação e dinamização deste projeto enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber mais sobre as características dos animais que constituem a biodiversidade do JI, percebendo a sua importância destes animais para o meio ambiente, trabalhar alguns sentimentos como o medo e o nojo a partir da sua curiosidade para além de adquirir outras habilidades, entre as quais:
- curiosidade e o interesse por explorar, descobrir e compreender;
- sensibilização às diversas ciências naturais;
- desenvolvimento de atitudes positivas e criação de hábitos de respeito pelo ambiente;
- compreendem o mundo que as rodeia quando brincam, interagem e exploram o espaço exterior e os seus habitantes;
- desenvolvimento de atitudes que promovem a responsabilidade partilhada e a consciência ambiental;
- Fomentar nas crianças uma atitude científica e experimental.

Divulgação:
As crianças apropriaram-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las. Na divulgação foi criado um mural para que toda a comunidade soubesse o que estes brilhantes investigadores foram descobrindo e aprendendo. Foi realizado com as crianças através de registos fotográficos, registos escritos e registos gráficos.