A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Externato da Luz (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Na disciplina de Ciências Naturais os alunos do 8º ano visitam o jardim da escola com alguma regularidade onde têm aulas sobre biodiversidade, ecossistemas e outros conteúdos programáticos. Em março, após uma aula de preparação, os alunos regressaram ao jardim para fotografarem espécies de animais e plantas e aperceberam-se da dificuldade em fotografar animais devido ao barulho que fazem no jardim. Assim, as turmas decidiram selecionar e fotografar apenas exemplares da flora do jardim. Posteriormente, pesquisaram informação e através da utilização do site biodiversity4all e da aplicação inaturalist conseguiram identificar as espécies escolhidas, foram selecionadas as espécies mais apelativas para as ilustrações. Em maio, os alunos ilustraram as espécies selecionadas nas aulas de Educação Visual sob a orientação da professora da disciplina. O caderno de campo foi completado nas aulas de direção de turma com o apoio dos professores de Ciências Naturais.

Envolvimento dos alunos:
3 turmas de 8º ano - 75 alunos

Enquadramento curricular e extracurricular:
Em Educação Visual foram seguidos os princípios orientadores da disciplina relativamente a esta modalidade específica de ilustração, ilustração científica, sendo os alunos sensibilizados nas aulas para este tipo de expressão mediante a observação de um filme onde se exploram técnicas, materiais e recursos necessários a esta expressão artística. Nas aulas de Ciências Naturais este trabalho foi utilizado para abordar conceitos fundamentais como biodiversidade, habitat e o equilíbrio dos ecossistemas. Este trabalho também permitiu por em prática as regras da nomenclatura científica.

Divulgação:
As ilustrações desenvolvidas nas aulas de Educação Visual foram partilhadas na página oficial de Facebook da escola e as páginas do caderno de campo selecionadas serão partilhadas no site do Programa Eco-Escolas do Externato da Luz. Os trabalhos também vão ser expostos na festa final do ano, Dia do Eco-Escolas, para que toda a comunidade aprecie.