A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este trabalho de investigação desenvolveu-se seguindo os seguintes passos:
1º - Divulgação do desafio nacional "A Biodiversidade da Minha Escola", promovido pelo Programa Eco - Escolas, à turma C, do 4º ano;
2º - Leitura do regulamento do desafio, à turma;
3 º - Visita aos espaços exteriores da escola para identificação das espécies endémicas existentes, na escola, e que integram "A Biodiversidade da Nossa Escola";
4º . Registo fotográfico e de dados sobre as espécies identificadas, numa folha de campo;
5º - Pesquisa e seleção de informações pertinentes, nas aulas TIC, sobre as nove espécies endémicas. identificadas;
6 º - Registo de dados na Folha de Campo (nome comum, nome científico, família e informações pertinentes, sobre as espécies identificadas);
7 º - Apresentação gráfica de nove espécies, da nossa biodiversidade, existentes na escola (Alegra - campo, Gerânio, Estreleira, Ensaião, Massaroco, Losna, Dragoeiro, Til e Loureiro), na Folha de Campo;
8ª - Desenho e pinturas das espécies identificadas;
9 º - Exposição dos trabalhos a toda a comunidade escolar, no Painel Eco - Escolas, no hall da entrada principal, no âmbito da comemoração da Semana do Ambiente;
10 º - Participação da escola no desafio nacional promovido pelo Programa Nacional Eco - Escolas "A Biodiversidade da Minha Escola".
11º - Divulgação do trabalho na página da escola no Facebook.

Envolvimento dos alunos:
Neste trabalho de investigação, sobre a nossa biodiversidade local, foram envolvidos 14 alunos, da turma C, do 4º ano de escolaridade. Os alunos foram desafiados a visitarem a escola para identificarem as espécies da nossa biodiversidade, a preencherem uma Folha de Campo, com informações pertinentes sobre as espécies, a fotografarem os exemplares da nossa biodiversidade, a desenharem e a ilustrarem as mesmas e, a divulgar o trabalho de investigação realizado, a toda a comunidade educativa, para dar a conhecer e ajudar a proteger a nossa biodiversidade.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Estudo do Meio - Espécies exóticas e espécies endémicas; Espécies de folha caduca e folha persistente; As partes constituintes de uma planta e suas funções;
Português - Leitura, seleção de informações pertinentes sobre as espécies e apresentação gráfica do trabalho;
Artes Visuais - Representação gráfica, através do desenho e pintura, das 9 espécies de plantas, arbustos e árvores que integram a biodiversidade da escola;
TIC- Pesquisa de informações sobre as espécies da nossa biodiversidade, com recurso às novas tecnologias;
Cidadania e desenvolvimento - Exploração dos temas: Ambiente e Sustentabilidade; Biodiversidade e Estratégias para a conservação da biodiversidade.

Divulgação:
Sob o lema "A Biodiversidade da Minha Escola - Conhecer para proteger!" o trabalho de investigação desenvolvido pela turma C, do 4º ano integrou uma exposição, que esteve patente ao público, no Painel Eco - Escolas, localizado no hall da entrada principal. Esta atividade integrou o programa de comemorações da Semana do Ambiente 2023, que decorreu, na nossa escola, de 5 a 9 de junho e teve como principal objetivo: divulgar o trabalho realizado pelos alunos para participação no desafio nacional “A Biodiversidade da Minha Escola”, dar a conhecer as espécies da nossa biodiversidade e participar em projetos de cidadania ativa. O trabalho realizado foi igualmente divulgado ao público na página oficial do Facebook da escola.