A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Ribes (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho teve início com a visita de uma bióloga da Associação FAPAS, que veio ao nosso espaço abordar o tema da biodiversidade. Identificámos, nesse dia, algumas espécies da nossa flora (com o recurso à plataforma biodiversity4all, mas não conseguimos a identificação de algumas outras. Nos dias seguintes, as crianças que aderiram à atividade, escolheram uma árvore ou arbusto do espaço exterior do JI. Ainda esperámos pelos pássaros, mas as poucas vezes em que ocorreu uma observação, esta foi muito fugaz, não possibilitando a identificação da espécie. As abelhas, sim, foram observadas frequentemente e decidimos instalar bebedouros em latas e copos de iogurte com pedras. As crianças desenharam a sua espécie eleita e foram incentivadas a fazer uma observação atenta da mesma. Recolheram uma folha de cada espécie, que foi prensada na prensa da sala. As folhas resultantes foram largamente exploradas. No final, cada criança preencheu a sua ficha de campo, desenhado e colando a foto e caracterizando a espécie.

Envolvimento dos alunos:
Só 17 crianças aderiram ao projeto e foram envolvidas como referido no ponto anterior.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho enquadra-se na área de conhecimento do mundo, não só pela (re)descoberta da biodiversidade existente mas pela utilização de alguns passos da metodologia científica (observação, descrição, registo da informação); na área da formação pessoal e social, pela promoção da cooperação interpares, pela tomada de decisão no processo de aprendizagem e enquanto elemento de trabalho no âmbito da cidadania; e ainda na área da expressão e comunicação, nomeadamente nos domínios da linguagem oral e abordagem à escrita e artes visuais.

Divulgação:
Ainda não foi feita.