A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Artur Patrocínio (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3º ano e um grupo do pré-escolar

N.º de Participantes:
19 do 3ºano e 20 do pré-escolar

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Numa primeira fase, abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto.
O trabalho foi planificado para a turma do 3º ano e para um grupo do pré-escolar. O grupo/turma foi auscultado pela respetiva professora que verificou o interesse das crianças e promoveu a curiosidade e motivação para observarem e aprofundarem os seus conhecimentos sobre a biodiversidade da nossa escola.
O projeto começou com a observação das árvores e plantas do recinto escolar e, à medida que foram descobrindo insetos foram tiradas fotografias das espécies encontradas. Os insetos que conseguiram capturar foram levados para o laboratório do projeto “Ciência Viva”, observados à lupa, analisados e depois devolvidos ao seu habitat. A sua identificação foi feita com a ajuda de pesquisa na internet, com imagem projetada e ampliada para melhor observação e discutidas as particularidades dos seres encontrados.
Este trabalho teve como prioridade a oralidade, tendo com fundo o espírito de observação, divulgação oral e argumentação.
Esta atividade teve, numa outra fase, a articulação com o projeto "Ciência Viva" em percurso na nossa Escola. Foi planeada a visita de um biólogo, do Centro do Lobo Ibérico que permitiu uma observação conduzida, mais ativa e mais esclarecedora da biodiversidade mais evidente da área escolar e circundante. Aqui, os alunos tiveram um papel interveniente, colocando questões ao biólogo que foi conduzindo e satisfazendo as curiosidades do grupo. Após a sessão didática em aula de campo, os grupos anotaram os seres vivos encontrados (Escaravelho da palmeira, gafanhoto, melro, chamariz, andorinha, rola, caracol ...) e procederam ao trabalho de pesquisa, na sala de informática, para organizarem informação, com o objetivo de saberem identificar características das espécies que habitam no pátio escolar e sua periferia. Finalizado este trabalho, será feita a apresentação/divulgação digital no Genially.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos cinco grupos, do terceiro ano de escolaridade, com quatro elementos em cada grupo.
O envolvimento dos alunos passou pela exploração do jardim, a identificação das plantas/animais observados, a pesquisa de informação e realização do trabalho de forma digital.
Foi feita a construção de ninhos com material reciclado em parceria com a família. Encontram-se expostos no recinto escolar nas árvores e arbustos.
O alunos do pré-escolar desenharam e decorarm painéis com seres vivos, alguns deles, trabalhados através de histórias.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Fazer a ligação às metas de estudo do meio, sobre os animais e plantas.
Este projeto, tal como os restantes do Eco-Escolas, está enquadrado nas atividades de Desenvolvimento Pessoal e Qualidade de Vida, articulado com o projeto do Agrupamento “Escola Azul”
Aula de campo, para observação das espécies. Respetiva
identificação das espécies e pesquisa sobre as mesmas .

Divulgação:
O trabalho encontra-se ainda numa fase final, a sua divulgação será feita digitalmente através da apresentação no Genially.