Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
2.º ano
N.º de Participantes:
23
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Começaram por identificar e registar o que já sabiam, o que queriam descobrir, onde investigar, o que vão fazer e deitaram mãos à obra.
Fizeram pesquisas na internet, fizeram saídas de campo e observaram as espécies existentes na escola e também no Monte da Penha. Fizeram ainda a plantação de feijões, hortelã e um pinheiro manso para verificação do seu crescimento.
Construíram um herbário coletivo e um individual.
Para identificação das espécies usaram a aplicação PlantNet.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolveram-se no trabalho em grupo/ turma (23 alunos), através de um trabalho de projeto dinamizado com a aluna estagiária que se encontra a trabalhar na sua sala de aula e com a dinamização do Clube de Ciência Viva na Escola.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido em sala de aula e no recinto escolar, assim como numa visita ao Monte da Penha em Guimarães, com a professora titular de turma e com a professora estagiária, com a colaboração do Projeto Pegadas Guimarães e do Clube de Ciência Viva na Escola.
Alguns trabalhos foram colocados no Moodle para que os alunos mostrassem em casa o que estavam a fazer na escola.
Divulgação:
Depois de todo o trabalho desenvolvido, elaboraram cartazes de sensibilização e de divulgação dos trabalhos realizados, que serão colocados pela escola e por alguns pontos chave da comunidade envolvente, assim como na página Eco-Escolas da EB1/JI Alto da Bandeira.