A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Jardim de Infância Carriço (Pombal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação Pré-Escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi apresentado às crianças. Ficaram fascinadas de imediato e disseram que “queriam fazer um caderno de bichinhos porque, a observação de insetos ou outros animais frequentadores do jardim, já era uma prática habitual. Então, a partir da descoberta dos animais pelas crianças, o adulto procedia á captação de imagens para posterior impressão e abordagem gráfica/plástica. A utilização da aplicação da google “Lens” permitiu identificar de imediato a espécie observada e ter acesso a informação científica. Depois foi só selecionar os registos fotográficos e gráficos e reunir informação sobre cada animal observado. As crianças tiveram sempre um papel muito ativo nomeadamente na realização do caderno de campo que foi realizado com reutilização de papel (as crs pintaram-no de amarelo).

Envolvimento dos alunos:
Todo o grupo foi envolvido no projeto apesar de haver tarefas diferentes. Por exemplo, na pesquisa e sistematização da informação, as crianças maiores tiveram um papel mais ativo.
No entanto a utilização de novos materiais de observação (copos visores) veio potenciar e exacerbar o entusiasmo pela descoberta e neste processo de observar e registar graficamente ou fazer outras abordagens plásticas todas as crianças quiseram e manifestaram interesse em participar.

Enquadramento curricular e extracurricular:
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, na Área do Conhecimento do Mundo preveem aprendizagens ao nível do Conhecimento do mundo físico e natural, nomeadamente: compreender e identificar características dos seres vivos e reconhecer diferenças e semelhanças entre animais e plantas, conhecer o seu habitat, etc. Esta atividade também permitiu alargar um conjunto de saberes em relação ao conhecimento da meteorologia e da sua influência na vida dos animais. A utilização de instrumentos de observação como as lupas e os copos visores permitiram uma observação mais atenta e pormenorizada e a introdução à metodologia Científica nas suas diferentes etapas.

Divulgação:
Este processo ainda está a decorrer: apesar de estar quase concluído ainda faltam integrar no caderno algumas espécies (este desafio teve um ritmo muito intenso). O processo de descoberta e registos foi partilhado pelas redes sociais com as famílias. Quando estiver concluído, o caderno de campo, irá ficar para consulta na Junta de freguesia de Carriço.