Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8ºano Turma B
N.º de Participantes:
28
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
1) Sensibilizados dos alunos do 8ºB, nas aulas de CN, para os diversos desafios do projeto Eco-Escola;
2) Decisão da adesão ao Projeto “Biodiversidade da Minha Escola” em virtude de se ter constatado que a grande maioria dos alunos nunca tinham Observado a flora e fauna ao redor da escola;
3) Explicação dos passos do projeto e ambientação às aplicações PlantNet e iNaturalist;
4) Saída para os espaços em redor da escola para ver a vegetação e treinar o uso da aplicação;
5) Divisão do grupo turma em 6 grupos de trabalho e utilização de 2 aulas de sessões de campo para observação, registo e identificação de 5/6 espécimes existentes no recinto escolar;
6) Visionamento de um vídeo para aprenderem a construírem o seu próprio livro de campo (https://youtu.be/vjSpuZyXWdg) com material fornecido pela professora – aproveitamento de material que a professora tinha em casa;
7) Construção do caderno de campo em duas aulas e em casa – trabalho de grupo e com colaboração de algumas avós para coser as páginas
8) Divulgação do projeto a outra turma do 8º ano para a inventariação da flora da escola.
9) Divulgação no Jornal da escola – ainda em fase de preparação da notícia para o jornal Declara.
Envolvimento dos alunos:
28 alunos, utilização da aulas de Ciências Naturais - cerca de 6 aulas de 50 minutos - 2º e 3º período
Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento nos conteúdos da disciplina em várias áreas temáticas, a saber: Equilíbrio dinâmico dos Ecossistemas e espécies Autóctones, endémicas e invasoras;
Divulgação:
referido nos pontos anteriores:
8) Divulgação do projeto a outra turma do 8º ano para a inventariação da flora da escola - proposta para anos futuros.
9) Divulgação no Jornal da escola – ainda em fase de preparação da notícia para o jornal Declara.