A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade foi concretizada com o objetivo de valorizar e comemorar os dias da floresta autóctone e da floresta. Os alunos começaram por identificar as espécies autóctones do jardim da escola. Posteriormente, fizeram pesquisa sobre as mesmas e elaboraram ilustrações. Paralelamente, no dia da floresta autóctone, foram expostos cartazes para a sensibilização para a importância da floresta autóctone e foram distribuídas sementes de árvores autóctones a toda a comunidade escolar. Além disso, os alunos tiveram oportunidade de participar numa palestra sobre a importância da floresta autóctone, iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal e com o clube de Proteção Civil. No dia da árvore, foram expostos os trabalhos realizados ao longo do ano e foram colocados códigos QR junto das árvores autóctones.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos participaram em todas as etapas da atividade. Participaram 2 turmas de 11º ano.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A identificação das espécies autóctones realizou-se no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, a propósito da sistemática e taxonomia. As restantes atividades foram elaboradas em parceria com o projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

Divulgação:
A atividade foi divulgada através das redes sociais da escola, da página da escola e dos jornais locais.