A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7.º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho iniciou-se com a articulação entre os alunos de 7.º ano e os alunos do curso profissional de Técnico de agropecuária. No âmbito do Módulo 6- Evolução e Classificação de Seres Vivos, os alunos do Curso profissional ajudaram na recolha e identificação das várias espécies de flora, fauna e líquenes existentes quer na na horta da escola, quer no restante recinto escolar, para que os alunos de 7.º ano pudessem estudar os recursos biológicos do espaço escolar e procedessem à ilustração das fotografias captadas. Procedeu-se à construção e instalação de pitfalls para se proceder à captura de animais de solo, a título investigativo e de identificação de exemplares. Todos os alunos participaram neste processo, sendo que após a identificação das espécies em questão, se seguiu uma fase de pesquisa acerca da mesma, em sites indicados pela professora e aplicações como a iNaturalist. Foi feito o registo das informações que consideraram mais importantes acerca de cada espécie. Seguidamente, os alunos organizaram a informação resultante das suas pesquisas num e-book, utilizando a ferramenta online “BookCreator”. Dada a diversidade de espécies existentes no recinto escolar, procedeu-se a uma triagem e as imagens que as espécies que constam no livro digital, foram selecionadas com base na importância que apresentam, nas culturas/espaços da região. os alunos de 7.º ano procederam à ilustração dos exemplares.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto participaram cerca de 14 alunos do 7.º ano e 5 alunos do Curso profissional, que tinham em comum a professora de Ciências Naturais e Biologia, respetivamente. Estes alunos estiveram envolvidos em todas as etapas do processo, desde a manutenção da horta, espaços verdes e recinto escolar, passando pelas fases de pesquisa, seleção e criação do caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Com a participação e dinamização deste projeto procurou-se salientar a importância da manutenção da biodiversidade da escola e do planeta, através da pesquisa das características e importância das espécies. aprofundaram-se temas como a classificação de seres vivos e a importância dos recursos biológicos, na ótica da articulação entre ciclos e salientou-se a importância da manutenção dos ecossistemas. Promoveu-se o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca, e aguçou-se a curiosidade natural dos alunos sobre as características dos seres vivos que constituem a biodiversidade da escola. Definiu-se como objetivos:
- Promover a curiosidade e o interesse por explorar, compreender e proteger a biodiversidade;
- Sensibilizar para a importância das ciências naturais;
- Desenvolver atitudes positivas e criar de hábitos de respeito pelo ambiente;
- Compreender o mundo natural
- Desenvolver atitudes que promovem a responsabilidade partilhada e a consciência ambiental;
- Desenvolver o método experimental e investigativo.
- Promover a articulação entre o programa Eco-Escolas e a matriz curricular, com participação de docentes motivados para o tema.
A docente procurou dirigir o processo, enquadrando as pesquisas desenvolvidas nos conteúdos curriculares em curso. Privilegiou-se metodologias de ensino por descoberta ao nível do 3.º ciclo, e no curso profissional a metodologia de trabalho experimental.

Divulgação:
A divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos será feita através das redes sociais do Agrupamento de Escolas de Redondo, pelo alcance que permitem, a toda a comunidade educativa. O livro digital, produto final construído pelos alunos será partilhado através de link. Os registos fotográficos e de vídeo captados ao longo do desenvolvimento do projeto serão compilados num vídeo demonstrativo das várias etapas do projeto, e posteriormente partilhado nas redes sociais do agrupamento e Município. Posteriormente irão criar-se placas identificativas das espécies vegetais, com códigos QR que as identificam, facilitando o acesso às informações recolhidas e tratadas, pelos alunos.