A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em sala de aula, após a apresentação do desafio à turma, tendo o mesmo sido contextualizado com os conteúdos da disciplina de Estudo do Meio. A organização passou pela divisão da turma em grupos, cada grupo saiu para o recinto exterior da escola para proceder à pesquisa e seleção da espécie a trabalhar após elencar as informações necessárias para a elaboração da sua página do Caderno de Campo. Feita a seleção foi o momento de pesquisar online a informação acerca da espécie, elaborar a página e apresentar à turma. Para finalizar, as diferentes páginas e a capa do Caderno foram unidas para apresentação às restantes turmas e disponibilização na Biblioteca Escolar.

Envolvimento dos alunos:
Os 22 alunos da turma de 4.º ano participaram na atividade, tendo a mesma sido dividida em grupos. Os diferentes grupos de trabalho elaboraram uma planificação com a informação a pesquisar no exterior e a colocar nas páginas do caderno, de seguida, realizaram a pesquisa no recinto exterior da escola, tendo posteriormente feito uma pesquisa na internet acerca da espécie selecionada por cada grupo. A última fase do trabalho foi a elaboração das diferentes páginas e a sua apresentação ao grupo turma.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido em articulação com as disciplinas de Estudo do Meio - À descoberta das inter relações entre a Natureza e a Sociedade ( O nosso papel na preservação do ambiente), Oferta Complementar - Educação Ambiental e Educação Artística.

Divulgação:
O Caderno de Campo foi apresentado a todas as turmas da Escola e será colocado na Biblioteca Escolar.