Jardim de Infância de São Brás (Amadora)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
JI
N.º de Participantes:
25
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
No decorrer do segundo semestre e das várias atividades livres no espaço exterior, as crianças encontraram vários animais e plantas. Muitos procuravam-me para saber os seus nomes. Tendo em consideração esta curiosidade natural, propus aos meus alunos fazermos “trabalho de campo”. Isto é, desafiei-os e solicitei-lhes que sempre que encontrassem algum animal diferente, no nosso recreio, ou quisessem descobrir o nome de alguma planta me questionassem e me mostrassem, para que tirássemos fotos, construindo-se deste modo o nosso CADERNO DE CAMPO.
Aproveitando o nosso projeto “Momentos em Família”, lancei aos pais o desafio de colaborarem connosco na construção do mesmo, propondo que estes pesquisassem com os filhos as informações necessárias para ficarem a conhecer os animais e as plantas escolhidas/ encontradas.
Sempre que os registos eram trazidos pelas crianças, eram lidos para o grande grupo, ficando todos a terem conhecimento das descobertas realizadas pelos colegas.
Todos os registos foram organizados num dossier, depois fotografados e compilados, através da aplicação BookCreator, num livro digital.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos da turma.
Escolheram as plantas às quais se tiraram as fotos e, à medida que foram descobrindo os vários animais, foram, igualmente, tiradas fotos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema da Biodiversidade foi abordado no âmbito da Área do Conhecimento do Mundo (enquadramento curricular) e no âmbito de outras atividades (extracurriculares), que foram sendo desenvolvidas ao longo do ano (visita de estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais, Sessão do Playnetário “Os animais nossos amigos”, Ação de sensibilização do programa Eco- espaços “As abelhas nossas amigas” e a Campanha de sensibilização alusiva ao Dia da Floresta Autóctone).
Divulgação:
Os pais tiveram conhecimento da atividade quando lhes foi solicitada a sua colaboração nas pesquisas a realizar sobre as diferentes espécies animais e vegetais.
As restantes turmas tiveram conhecimento da atividade, a quando da implementação da atividade, através da observação dos alunos e docentes quando eram encontrados os vários animais no recreio e tirada a sua foto. Nestes momentos alguns colegas das outras turmas, também, procuravam ajudar nas “buscas” (trabalho de campo).
Depois do Caderno de Campo estar elaborado, o mesmo foi fotografado e foi elaborado um livro digital, cujo link foi partilhado no Padlet da sala (https://padlet.com/SalaVerdeTurmaSapinhos/sala-verde-turma-dos-sapinhos-22-23-oug1jc6sgzcsbuih) e divulgado aos colegas das restantes salas, via email dos docentes.