A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9.ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Ver: https://view.genial.ly/6454f49716da5f001711f4a4/presentation-martaeco-escolas

Envolvimento dos alunos:
O projeto foi desenvolvido por uma aluna do 9ºano ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018 que beneficia de Medidas Adicionais. Devido às suas características e à flexibilidade que um Programa Educativo Individual (PEI) permite, foi possível realizar atividades em torno deste projeto num período aproximado de quatro meses, onde a aluna foi ativa na construção do seu conhecimento (Aprendizagem Ativa).

Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto foi desenvolvido no âmbito da Educação Especial articulado com as disciplinas de Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual, trabalhando transversalmente o Português e Matemática.
Matemática- (Sequência temporal- horas, dias e meses);
Português- (Leitura e interpretação da informação encontrada sobre cada espécie, que permitiu proceder à seleção da informação mais significativa para a aluna);
Geografia- Google earth conjugado com a aplicação genially (Localização da escola e locais onde foram observadas as espécies);
Ciências Naturais- Pesquisa de informação sobre cada espécie/ nomes científicos
Educação Visual- Melhoria das ilustrações com recurso a aguarelas.

Divulgação:
Realizada no dia 31 de maio, na Sessão Académica da escola, onde pode apresentar o processo e o resultado do seu projeto a colegas/docentes/direção e familiares/parceiros da escola, promovendo uma consciencialização alargada. E sobretudo onde pode trabalhar a competência do Saber Comunicar.