A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Jardim de Infância (3,4,5 e 6 anos)

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
1ª fase
As crianças nas suas explorações e brincadeiras nos espaços exteriores do Jardim de Infância manifestaram interesse e curiosidade na observação de pequenos "bichinhos" e flores". Partindo deste interesse inicial foi incentivado o respeito pela natureza, o não estragar, não pisar, o conhecer, aprender características especificas, utilizando auxiliares de observação e recolha como caixas transparentes, lupas, copos, pinças, pequenos sacos transparentes... refletindo sempre sobre a necessidade de devolver à natureza e não danificar.
2ª fase
Depois de observar surgiu a necessidade de registar utilizando o telemóvel, a máquina fotográfica, o desenho e de pesquisar para saber mais (como se chamam, o que comem, como nascem, como e onde vivem, ...) no computador, no telemóvel, em livros.
3ºfase
Com as fotos, os desenhos e os resultados das pesquisas foi sendo construído o caderno de campo.
4ª fase
Numa visita de outro Jardim de Infância foram apresentadas as fotos da biodiversidade da nossa escola numa projeção de PowerPoint que foi sendo comentada pelas crianças. No muro do Jardim de Infância foram pintadas muitas das espécies encontradas nos espaços exteriores.

Envolvimento dos alunos:
As crianças foram-se envolvendo naturalmente, em ambos os grupos (45 crianças), sempre que iam descobrindo novas espécies, que recorriam a auxiliares de observação, que solicitavam apoio para registo fotográfico ou para pesquisa. Comunicavam aos colegas, faziam os seus desenhos para o caderno.
Também construíram dois hotéis para insetos com materiais naturais, que foram colocados estrategicamente, um junto à horta e outro junto ao maior canteiro de flores do Jardim.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A Biodiversidade da minha escola possibilitou às crianças adquirir conhecimentos sobre o mundo que os rodeia partindo de observações concretas e muito próximas, integradas nas suas vivencias do dia a dia, ultrapassando medos, repugnâncias, percebendo que é necessário conhecer, perceber para saber como aproximar, como agir, aprendo a respeitar e preservar a natureza. Despertou também curiosidade e motivação para descobrir, construir, criar, desenhar, modelar, pintar.
Muitas das observações foram surgindo de forma espontânea por proposta da criança que depois era apoiada pelo adulto, proporcionando momentos lúdicos de descoberta, de entusiasmo, de partilha.

Divulgação:
A divulgação foi sendo feita pelas crianças através da mostra das suas descobertas às famílias que vinham ao Jardim e dos relatos em casa. Também na apresentação a outro Jardim de Infância do mesmo Agrupamento que também se identificou com algumas das espécies observadas e levou alguma curiosidade para o seu Jardim, e na pintura do muro onde as crianças tentaram reproduzir espécies observadas descrevendo-as a quem via, dizendo os seus nomes ou até explicando características observadas.