A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi realizado por 17 alunos da turma D do 9º ano nas aulas de Complemento à Educação Artística (CEA). No mês de março, os alunos começaram a fotografar as espécies no pátio da escola. A turma foi dividida em grupos de 3 ou 4 elementos. Cada grupo ficou responsável por apresentar uma parte do caderno de campo de acordo com um formato uniformizado. Foi dada liberdade aos alunos para fotografarem o que considerassem mais interessante. Como a nossa escola tem vários canteiros que são mantidos pelas assistentes operacionais e neste momento também tem uma pequena horta (um projeto de algumas professoras da escola) a variedade, sobretudo de espécies vegetais, é muita e afloramos apenas o potencial do que poderemos vir a explorar.
Depois da recolha das fotografias foi explicado aos alunos como teriam que desenhar cada espécie e os elementos que deveriam apresentar. Os alunos foram informados sobre algumas aplicações que poderiam utilizar para pesquisar sobre as espécies (por exemplo, iNaturalist, Google Lens, Picture Mushroom, PlantNet). As fotografias e a caracterização de cada espécie, nome comum e nome científico, local e data de recolha foram entregues pelos alunos no Google Classroom, na plataforma da disciplina de CEA da respetiva turma. Os desenhos realizados pelos alunos foram fotografados pela docente da disciplina e pelos próprios alunos.
Perante os muitos registos que os alunos efetuaram e a necessidade de compilar toda a informação, foram montados dois cadernos: um caderno digital com as imagens (fotografias recolhidas pelos alunos e fotografias dos seus desenhos, além dos elementos descritivos solicitados e pesquisados pelos próprios alunos) e outro caderno de campo que poderá ser consultado por toda a comunidade escolar.

Envolvimento dos alunos:
Conforme referido na apresentação do trabalho, os alunos tiveram um papel ativo em todas as fases do projeto.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A disciplina semestral de Complemento à Educação Artística aborda o tema do património natural no nono ano. Para além disso, o projeto permitiu implementar um ambiente de aprendizagem aliciante, promover a cidadania ambiental e desenvolver nos alunos competências essenciais para o século XXI.

Divulgação:
O caderno de campo, que reúne cerca de 30 espécies diferentes observadas no recinto escolar, será apresentado à comunidade escolar no decorrer da Semana Eco-Escolas. Posteriormente, ficará disponível na biblioteca, como um trabalho que poderá crescer ao longo de anos vindouros.