A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3.º e 4.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A planificação do trabalho envolveu duas vertentes: atividades a realizar na sala de aula providenciando e facilitando a sua articulação com os conteúdos curriculares e atividades fora da sala de aula, informais no recreio da escola e uma “Aula de Campo” na Ribeira da Longra (aproximadamente a 150-200 metros) que faz parte do espaço envolvente da escola da escola, possibilitando o alargamento do estudo da biodiversidade da nossa escola a ecossistemas ribeirinhos, contando com a presença da bióloga Dra. Susana Pereira, que aceitou o convite da turma.
Foi efetuada a calendarização de todo o trabalho, para o final do 2.º Período e 3.º Período (março a maio) com alguma flexibilidade para atividades imprevistas que normalmente vão surgindo ao longo do ano bem como alterações no estado do tempo condicionando as saídas da sala de aula para o recreio e a aula de campo prevista e realizada a 18 de maio uma vez que contamos com a orientação da Dra. Susana Pereira, bióloga convidada pela turma.
O trabalho foi essencialmente organizado e realizado em grande grupo e grupos heterogéneos de 3-4 elementos (não necessariamente do mesmo ano de escolaridade).
No espaço sala de aula realizaram os trabalhos de organização dos elementos recolhidos no recreio e na “aula de campo”; identificaram as espécies com recurso às Ap’s: iNaturalist e BirdNet, à página https://www.wilder.pt “Que espécie é esta?” através de envio por email de fotos geral@wilder.pt; pesquisaram informação e consultaram publicações existentes na biblioteca e oferecidas pela Câmara municipal de Viana do Castelo através da Dra. Susana; registaram os elementos mais significativos e essenciais à identificação das espécies e elaboraram a respetiva informação a colocar nas páginas do Caderno de Campo, produto final do trabalho realizado.

Envolvimento dos alunos:
Neste trabalho foram envolvidos os 18 alunos do 3.º e 4.º ano da turma 2 da Escola. Os alunos, individualmente e em grupo, observaram o ambiente, tiraram fotos às espécies que foram encontrando, realizaram pequenos vídeos, ilustraram o que observaram no local e as fotos das espécies que selecionaram, pesquisaram e consultaram publicações sobre as diversas espécies encontradas, registaram e organizaram a informação a colocar no trabalho final.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Atividade desenvolvida no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, Projeto Educativo de Agrupamentos e Plano Anual de Atividades da Escola.
Neste sentido, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, foram os principais domínios trabalhados em articulação com os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar e transversal, permitindo envolver os alunos na construção do conhecimento e desenvolvimento das suas capacidades, atitudes e valores, essenciais ao seu desenvolvimento enquanto cidadãos.

Divulgação:
Exposição dos trabalhos na escola, fotos enviadas para os pais e partilha no Mural da Turma, (padlet criado este ano para implementação do trabalho colaborativo, partilha, publicação e divulgação dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo).