Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º, 6º, 7º e 8º anos
N.º de Participantes:
30
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi lançado aos alunos do Clube Eco-Escolas e do Clube da Ciência como forma de comemoração do Dia da Árvore e da Floresta. Desta forma, foi feito o desafio de se identificarem algumas das árvores presentes na nossa escola e se realizar um caderno de campo.
Alguns alunos do Clube da Ciência começaram por observar as árvores do recinto escolar e a fazer respetiva identificação das espécies, recorrendo a aplicações móveis como PlantNet e Biodiversity4All. Os alunos capturaram várias imagens recorrendo ao telemóvel. Posteriormente, alunos do Clube Eco-Escolas e do Clube da Ciência fizeram, na Biblioteca Escolar, a pesquisa das espécies e as respetivas fichas técnicas. O trabalho foi concluído com a criação de um caderno de campo das espécies identificadas recorrendo ao Book Creator.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos alunos do Clube Eco-Escolas e do Clube da Ciência, que abrangem 5º, 6º, 7º e 8ºanos de escolaridade. As docentes dos clubes motivaram os alunos
Os alunos foram muito empenhados na realização desta tarefa.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio enquadra-se, principalmente, com o currículo do 5º ano (Seres Vivos) e 8ºano (Ecossistemas, interações seres vivos e ambiente, Gestão sustentável dos recursos, proteção e conservação da natureza). No entanto, no âmbito da Cidadania abrange todos os anos de escolaridade no domínio da Educação Ambiental.
Divulgação:
A divulgação desta atividade, para a comunidade escolar, foi feita através da Newsletter da escola e do Facebook.