A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2º/3º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No decorrer do ano letivo e em articulação com o projeto «A Natureza é a Melhor Sala de Aula», foram realizadas diversas aulas de campo. Nas mesmas, os alunos foram sendo sensibilizados para a biodiversidade existente nos espaços escolares, tendo sido efetuados vários registos sobre a fauna e flora características do nosso ecossistema. Paralelamente, nas salas de aula, foram criados mini ecossistemas onde os alunos puderam observar, em pormenor, o ciclo de vida de algumas espécies compatíveis, tais como bicho pau, bicho folha e borboletas.
Para a realização deste trabalho específico, os alunos fizeram pesquisas on-line, em contexto de sala de aula sobre as espécies que foram observando.
Esta informação foi compilada em folhas de registo adequadas para colar num caderno de campo que ficará disponível para consulta na Biblioteca Escolar.

Envolvimento dos alunos:
Nas atividades de campo (observação das espécies) estiveram envolvidos 41 alunos.
Na parte de pesquisa e compilação dos registos efetuados, envolveram-se 19 alunos de uma turma de 2º ano.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema da biodiversidade vai de encontro às planificações curriculares transversais a todos os anos letivos, curricular e extra-curricularmente.

Divulgação:
A divulgação da atividade é feita através das redes sociais da escola e do agrupamento de escolas, assim como através do Livro de Campo disponibilizado para consulta na Biblioteca Escolar.