A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado e organizado em cinco etapas: saída para o exterior do edifício da escola (jardim da escola) para observação da fauna e da flora existente; captura de imagens dos seres vivos que entraram no estudo; recolha de informação no computador; desenho e ilustração dos seres vivos e divulgação do trabalho desenvolvido.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto entraram 17 alunos do 1º ano, da turma B da Escola do Parque – São João da Madeira. Todo o processo foi elaborado e estruturado com o envolvimento dos alunos.
No dia 15 e 17 de maio, a turma veio para o exterior do edifício da escola (jardim da mesma). No dia 15 observaram a diversidade de espécies de fauna e de flora presente no jardim da escola (árvores, arbustos, aves, insetos, pequenos répteis, peixes, anfíbios, etc). Dialogamos um pouco sobre os hábitos, características, alimentação, revestimento dos seres vivos da espécie animal e no caso dos seres vivos da espécie vegetal, da sua utilidade e importância na sustentabilidade do planeta.
No dia 17, voltamos ao jardim da nossa escola para realizar a etapa da ilustração das espécies de seres vivos que a turma escolheu. Nesta etapa, dividi a turma por grupos e cada um realizou a ilustração das espécies escolhidas.
Na etapa da recolha e organização de informação, os alunos trouxeram o computador e realizaram pequenas pesquisas e visualizaram vídeos sobre as espécies dos seres vivos que a turma escolheu.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho enquadrou-se nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Educação Artística. Na disciplina de Português os alunos pesquisaram e fizeram pequenos registos sobre as diferentes espécies animais e vegetais existentes no recinto escolar. Em Estudo do Meio, reconheceram a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes e distinguiram-nos de formas não vivas, hábitos, características, alimentação, revestimento dos seres vivos da espécie animal e no caso dos seres vivos da espécie vegetal, da sua utilidade e importância na sustentabilidade do planeta. Na disciplina de Educação Artística ilustraram as diferentes espécies.
Em todas as situações os processos de ensino foram centrados nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento.

Divulgação:
O trabalho desenvolvido foi divulgado nas redes sociais do agrupamento e no jornal da escola.