A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
As professoras de Ciências Naturais de 5ºano organizaram, com as respetivas turmas, uma aula de campo, para observação e registo fotográfico das diferentes espécies animais e vegetais existentes no recinto escolar.
Após a aula de campo, foi feita uma seleção das fotos obtidas.
Os alunos foram divididos em grupos de trabalho (4-6 elementos por grupo).
Cada grupo de trabalho escolheu a espécie animal ou vegetal a trabalhar.
Foi elaborada pelas professoras da disciplina, com a ajuda dos alunos, uma folha de registo para estudo das espécies.
Cada grupo organizou a divisão de tarefas para estudo da espécie escolhida e preenchimento da página de campo pelos vários elementos: Observação da espécie, classificação, caracterização, desenho,…
As páginas foram organizadas num caderno de campo, o qual será colocado na Biblioteca escolar para ser consultado por quem o desejar.

Envolvimento dos alunos:
Esta atividade foi proposta aos alunos de 5ºano, cerca de 150 alunos, pelas docentes de Ciências Naturais.
Os alunos mostraram um grande interesse e motivação pela atividade apresentada, podendo o envolvimento dos alunos ser considerado muito bom.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema “Biodiversidade” está diretamente relacionado com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais de 5ºano.
A nossa Escola, integrada numa zona urbana, apresenta uma enorme diversidade de plantas e animais, constituindo um excelente espaço de estudo da Biodiversidade, características morfológicas das plantas e animais e compreensão da importância da proteção da biodiversidade.

Divulgação:
O trabalho realizado constitui um portfolio, intitulado “Biodiversidade na nossa Escola”, o qual fará parte do material da Biblioteca Escolar, e poderá ser consultado por quem desejar.
No presente ano letivo foram observadas e estudadas 34 espécies, constituindo 34 páginas de campo.
Pretendemos que este seja um trabalho de continuidade nos próximos anos letivos, sendo acrescentadas progressivamente novas espécies.