A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em articulação de conteúdos de Ciências Naturais e Físico-Química, utilizando o tema da Biodiversidade e dos fatores abióticos, nomeadamente a luz. Inicialmente foi feito um levantamento da biodiversidade dos recreios, tendo os grupos de alunos sido distribuídos por zonas diferentes do espaço escolar e registado o máximo de espécies que encontraram. Seguidamente foi feita a observação de flores recolhidas, com o intuito de perceber a distribuição de insetos em seu redor, usando lupas binoculares e luz natural e ultravioleta. Os alunos desenharam as espécies que selecionaram no campo e procuraram informações sobre as mesmas na internet. Partilharam as informações através de um livro de campo digital, do qual foram selecionadas apenas 6 espécies.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos da turma na realização de todas as atividades, bem como na seleção de informações importantes e partilha das mesmas com os colegas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Com estas atividades foram desenvolvidos conteúdos relativos ao funcionamento dos ecossistemas (fatores bióticos e abióticos, equilíbrio dinâmico, evolução dos ecossistemas, etc), bem como conteúdos de Físico-Química - influência da luz, composição do substrato, etc. As atividades integraram o projeto Eco Escolas e o Erasmus.

Divulgação:
A divulgação foi feita pela partilha do Caderno de Campo Digital com os outros docentes do grupo para que possa ser visualizado e acrescentado por todos quantos nele queiram colaborar.