A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica da Abelheira (Viana do Castelo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6.º, 7.º,9.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi proposto para integrar as atividades a desenvolver pelos alunos que frequentam o Clube Eco-Escolas (dois tempos semanais à quinta-feira). Perante a aceitação da proposta pelos alunos, o trabalho decorreu da seguinte forma: 1 - Análise do Regulamento da atividade; 2 - Percurso pelo recreio da escola para seleção das espécies a integrar o trabalho; 3 - Registo fotográfico e recurso à aplicação iNaturalist para identificação das espécies selecionadas pelos alunos; 4 - Pesquisa, na internet, sobre as principais características dessas espécies; 5 - Solicitação a outros alunos (que não frequentam o clube) para colaborarem com a elaboração do desenho de folhas e/ou ramos dessas espécies; 6 - Elaboração do caderno de campo, em suporte digital, em formato e-book.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas 10 alunos, sendo duas alunas que frequentam o Clube "Eco-Escolas" as principais responsáveis pela seleção e identificação das espécies, pesquisa, registos fotográficos, localização e elaboração do caderno de campo. Os restantes 8 alunos (sendo 3 alunos da Educação Inclusiva) colaboraram nesta atividade com a realização dos desenhos das 6 espécies identificadas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Conhecer a biodiversidade de espécies vegetais existentes nos canteiros/espaços exteriores da escola.
Identificar espécies vegetais (plantas de pequeno porte, arbustos e árvores).
Reconhecer a importância da preservação e regeneração da biodiversidade vegetal.
Selecionar e organizar informação a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização das tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.

Divulgação:
A professora Eugénia Alves, como responsável do Clube "Eco-Escolas" e professora de Ciências Naturais divulgou o desafio aos alunos que frequentam o referido clube e a alunos de turmas do 3.ºciclo.