A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Tema da Aula:
Utilização da Realidade Aumentada para o estudo da biodiversidade distante [noutras localidades]

Introdução:
A realidade aumentada é utilizada de muitas formas nas áreas do ensino, design de produtos, ações de marketing e suporte em plantas industriais, entre outros. A realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a substitui completamente o mundo real do expectador.
O valor principal da realidade aumentada é que ela traz componentes do mundo digital dentro da perceção da pessoa do mundo real, e não o faz apenas dispondo visualmente as informações, mas sim através da integração de sensações imersivas que são percebidas como partes naturais de um ambiente.
A realidade aumentada funciona como um sistema que:
Combina elementos virtuais com o ambiente real;
É interativa e tem processamento em tempo real;
É concebida em três dimensões.
Com a realidade aumenta pretende-se observar, estudar, ir à descoberta da biodiversidade distante da sala de aulas, ou seja, de outras localidades, sem ter o exemplar em causa no nosso laboratório de estudo, não contribuindo desta forma para a matança e eliminação dessa biodiversidade e educar e consciencializar os alunos para a importância da biodiversidade.

Ano de Escolaridade:
12º Ano de Escolaridade: Alunos com idade entre os 18 e 20 anos - Alunos do Curso Técnico de Ambiente

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
As Aprendizagens Essenciais (AE) são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (PA).
O documento Perfil dos Alunos apresenta-se estruturado em Princípios, Visão, Valores e Áreas de Competências. Num primeiro momento, estão em evidência os princípios e a visão pelos quais se pauta a ação educativa; num segundo momento, os valores e as competências a desenvolver.
Objetivos:
-Saber utilizar as novas tecnologias em sala de aula, telemóvel e a aplicação de realidade virtual:
-Utilizar a realidade virtual como um laboratório virtual;
-Conhecer a biodiversidade de outra realidade/localidade distante;
-Desenvolver o espírito crítico;
-Promover o desenvolvimento pessoal e autonomia dos alunos;
-Desenvolver o relacionamento interpessoal através no trabalho de grupo;
-Consciencializar os alunos para a importância do bem-estar saúde e ambiente.
Competências:
Aqui estão alguns exemplos que competências que podem ser exploradas nesta atividade
Comunicação: Capacidade para transmitir informações de forma clara e eficaz, tanto oralmente como por escrito. Inclui habilidades de escuta ativa e capacidade de adaptar-se ao público ou contexto de comunicação.
Trabalho em equipa: Capacidade de colaborar e trabalhar efetivamente com outras pessoas, procurando objetivos comuns, partilhando responsabilidades e respeitando a diversidade de ideias e perspetivas.
Liderança: Capacidade de influenciar e motivar outras pessoas, fornecendo orientação, apoio e direção. Inclui habilidades de tomada de decisão, delegação, resolução de problemas e gestão de conflitos.
Pensamento crítico: Habilidade para analisar informações de forma objetiva, avaliar a sua relevância e confiabilidade, e tomar decisões fundamentadas. Inclui a capacidade de identificar e resolver problemas complexos.
Resolução de problemas: Capacidade de identificar problemas, analisar as suas causas, buscar soluções criativas e implementá-las de maneira eficaz. Inclui habilidades de pensamento analítico, tomada de decisões e adaptabilidade.
Pensamento criativo: Capacidade de gerar e desenvolver ideias inovadoras, abordar problemas de forma não convencional e encontrar soluções originais. Inclui habilidades de pensamento lateral, flexibilidade mental e pensamento associativo.
Gestão do tempo: Capacidade de organizar e priorizar tarefas de maneira eficiente, cumprir prazos e otimizar a produtividade. Inclui habilidades de planeamento, estabelecimento de metas e gestão de recursos.
Adaptabilidade: Capacidade de se ajustar a mudanças, lidar com situações imprevistas e adaptar-se a novos ambientes ou circunstâncias. Inclui habilidades de flexibilidade, resiliência e aprendizagem contínua.
Inteligência emocional: Habilidade para reconhecer, compreender e gerir as suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Inclui empatia, controlo emocional e habilidades de relacionamento interpessoal.
Conhecimento técnico: Competência específica relacionada a um campo de conhecimento ou área profissional. Pode incluir conhecimento especializado em tecnologia, finanças, marketing, vendas, saúde, entre outros.

Duração da aula:
2 Blocos de 90 minutos (ou 3 blocos de 45 minutos)

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: