A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

Tema da Aula:
Construção de um refúgio para os Bicho-da.conta

Introdução:
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos abrigos naturais para os animais, explorando os fatores abióticos e bióticos dos habitats do bicho-da-conta (Armadillidium vulgare) . O bicho-da-conta desempenha um papel fundamental na biodiversidade e nos ecossistemas onde vive, oferecendo contribuições como a decomposição, melhoria da qualidade do solo, aeração do solo, reciclagem de nutrientes e servindo de alimento para outros animais. Os alunos terão a oportunidade de construir um “refúgio” para o bicho-da-conta usando materiais naturais e compreenderão como esses seres vivos podem contribuir para a absorção de poluentes, especialmente junto à horta, ajudar a decompor resíduos do compostor e vegetação morta, bem como ser um elemento importante para outros seres vivos. A atividade visa promover o conhecimento sobre os ecossistemas e despertar a consciência ambiental dos alunos, incentivando-os a valorizar, proteger e regenerar a natureza ao seu redor.

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos da aula:
Compreender a importância dos abrigos naturais para os animais, com foco no bicho-da-conta.
Explorar os fatores abióticos e bióticos que influenciam os habitats do bicho-da-conta.
Reconhecer as contribuições do bicho-da-conta para a biodiversidade e os ecossistemas.
Consciencializar-se sobre a importância da biodiversidade na horta/charco da escola e a sua relação com a absorção de poluentes junto ao compostor.
Estimular a criatividade e o trabalho em equipa na construção do “Refúgio do bicho-da-conta”.
Conhecimentos a serem adquiridos:
Compreensão dos fatores abióticos (condições físicas do ambiente) e bióticos (seres vivos) que influenciam os habitats do bicho-da-conta.
Conhecimento das contribuições do bicho-da-conta, como a decomposição, melhoria da qualidade do solo, aeração do solo, reciclagem de nutrientes e o seu papel na cadeia alimentar.
Familiarização com os materiais naturais disponíveis na natureza para a construção de abrigos.
Competências a serem desenvolvidas:
Observação e análise dos elementos presentes nos habitats do bicho-da-conta.
Capacidade de reconhecer e explicar a importância da biodiversidade na escola e a sua relação com a absorção de poluentes.
Habilidades de trabalho em equipa e colaboração na construção dos abrigos.
Criatividade na utilização de materiais naturais para a construção dos abrigos.
Comunicação oral e escrita ao apresentar os resultados da atividade.

Duração da aula:
45 minutos + 3x15 minutos para monitorização

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: