A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

Tema da Aula:
“A biodiversidade nas poças de maré”- saída de campo à praia do Matadouro.

Introdução:
A Escola Básica e Secundária António Bento Franco fica na Ericeira, vila conhecida pelas suas praias rochosas, consideradas das melhores a nível europeu para a prática de surf. Nestas praias rochosas, quando a maré desce, ficam a descobertas poças entre as rochas. Muitos animais e plantas podem ser observados nessas poças. Alguns vivem sempre nelas, mas só é possível vê-los durante a maré baixa, enquanto outros só lá estão porque ficam presos quando o nível da água desce. A presença de determinadas espécies animais e vegetais varia conforme fatores físicos como a luz, temperatura, natureza do substrato (rochoso, arenoso, etc.), agitação da água, etc criando uma distribuição pelo espaço que fica entre a areia e o mar chamada de zonação intertidal. Esta atividade, em formato de saída de campo, pretende dar a conhecer a biodiversidade nas poças de maré.

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Reconhecer a zonação que existe no intertidal rochoso;
Observar e caraterizar in loco os organismos carateristicos da zona intertidal;
Desenvolver o espírito de colaboração e o trabalho em equipa;
Promover a prática de hábitos de vida saudável e Valorizar o património natural do meio envolvente.
Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola a partir de dados recolhidos no campo.
Relacionar os fatores abióticos com a sua influência nos ecossistemas, apresentando exemplos de adaptações dos seres vivos a esses fatores.
Distinguir interações intraespecíficas de interações interespecíficas e explicitar diferentes tipos de relações bióticas.
Sistematizar cadeias tróficas de ambientes aquáticos (e terrestres) predominantes na região envolvente da escola (...).

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: