A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner (Oeiras)

Tema da Aula:
Caracterização do Eco-sistema envolvente da escola

Introdução:
A atividade surge na sequência da abordagem da Aprendizagem Essencial “caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos na campo” consistiu em várias Saída de Campo com registo fotográfico das espécies do recinto escolar e identificação com recurso a aplicações de telemóvel (iNaturalist, PlantNet, e similares) e a guiões de identificação das principais espécies existentes nos espaços verdes de Oeiras e outros. Posteriormente em sala de aula foram feitas analogias em relação aos principais níveis de organização biológica dos ecossistemas e os alunos procederam à ilustração das espécies observadas.

Ano de Escolaridade:
8.º ano - 13 a 14 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Realizar aprendizagens significativas, em trabalho de campo;
- Conhecer e identificar a biodiversidade dos espaços verdes da escola;
- Sensibilizar para a importância e a necessidade da preservação da biodiversidade;
- Aprender a identificar as espécies pelo seu nome comum e nome científico;
- Estimular a pesquisa de informação de forma crítica e autónoma;
- Utilizar aplicações móveis e guias de identificação para identificação das espécies.

Duração da aula:
300 minutos - 6 blocos de 50 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: