Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Assim que o projeto foi apresentado aos alunos estes mostraram bastante interesse e ideias para a concretização do mesmo.
Iniciamos com a formação de grupos e divisão dos temas. Os grupos recolheram e pesquisaram informação em difirentes plataformas e debaterama problemática do lixo marinho.
De seguida, elaboraram cartazes e panfletos que foram distribuídos pela escola. De forma a envolver mais as turma pintaram um saco de pano com o tema e foram ás turmas comunicar o projeto. Dentro do saco havia panfletos, cartazes e um peixe em 3D para cada turma pintar/personalizar e depois foi utilizado no mural.
Foram selecionados 9,5 Km da praia da Batata para recolha de resíduos. A praia parecia limpa mas na verdade ainda havia muitos resíduos "escondidos".
Depois da recolha dos resíduos os alunos fizeram a separação, contagem e pesagem registando na tabela enviada.
Após esta fase os alunos analisaram o lixo recolhido, pesquisando quanto tempo demora a sua degradação.
Na parte final do projeto a turam lançou propostas de como poderia ser o mural e que informação poderia ter. Começaram por escrever poemas acerca dos residuos encontrados.
De seguida criaram stencils relacionados com o lixo encontrado e pintaram-os no mural, colaram os peixes personalizados pelas turmas e escreveram os poemas.
Toda a escola desde alunos e pessoal não docente estiveram envolvidos no projeto.
Os alunos ao longo de todo o processo mostraram bastante empenho e entusiasmo em todas as fases do projeto. Mostraram bastante criatividade na forma como poderiam alertar os colegas para a problemática do lixo marinho e quais os comportamentos que devem adotar no dia a dia para proteger a nossa costa .
Estamos cientes que todas as turmas ficaram sensibilizadas para esta problemática uma vez que na nossa costa existe uma grande biodiversidade de animais marinhos.

Quilómetros percorridos (km):
9,5 Km