Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Brigada # Amar o Mar 2023
Os alunos foram informados sobre o projeto Brigada # Amar o Mar e logo mostraram interesse em participar numa limpeza de praia. Como vivemos numa cidade do interior do país, o acesso a praias marítimas é-nos muito difícil, pelo que, foi sugerido pelos alunos que realizássemos a ação junto de um curso de água existente a cerca de 3km da escola, a ribeira da Senhora de Mércoles.
O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos dos Clubes de Ciências, Europeu e Impressora de Sorrisos.
Mais seis alunas do Conselho Eco-Escolas juntaram-se e começaram a organizar a ação.
Nos respetivos Clubes, os alunos investigaram e debateram sobre a problemática dos resíduos, sua composição, origem do lixo marinho, tipologia, causas e consequências para os animais marinhos e para os ecossistemas. Algumas alunas envolveram-se na pintura da área envolvente das sarjetas do espaço escolar com a mensagem “O Mar começa aqui, não deixes lixo por aí”
Neste âmbito, também as turma dos 5º e 6º anos, em articulação com o Centro de Interpretação Ambiental do Tejo Internacional, se envolveram na pintura de sarjetas do espaço escolar com a mensagem “O Rio começa aqui”, tendo em conta que toda a água e resíduos que vão para os rios, acabam, mais cedo ou mais tarde por chegar ao Mar.
À questão o que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos – responderam que cada um de nós pode fazer um pouco, nomeadamente, recolher lixo em áreas próximas de cursos de água, neste caso, foi escolhida a Ribeira da Senhora de Mércoles.
Foram usados kits de trabalho de campo oferecidos pela Junta de Freguesia de Castelo Branco no âmbito de outros projetos e o kit do Mar que a escola recebeu no ano anterior bem como os coletes do Eco-Escolas.
As alunas do Clube Europeu prepararam as fichas de registo de resíduos com pranchetas e lápis, selecionaram os equipamentos e aparelhos e organizaram todos os materiais necessários para o trabalho de campo, nomeadamente, bússola, binóculos, lupa.
O grupo fez registos para serem trabalhados na escola.
Tratamento dos resultados dos dados recolhidos:
Os resíduos foram colocados nos contentores existentes perto do recinto onde a ação foi realizada. Cada grupo tinha sido incumbido de separar um ou dois itens que achasse mais “interessantes” para uma exposição. Selecionaram pacote Tetrapak, garrafa de iogurte, copos, garrafa de vidro, piriscas, tampinhas de plástico, entre outros.
Divulgação à comunidade educativa:
Já antes da atividade de trabalho de campo, os alunos tinham sido questionados sobre a melhor forma de divulgar o seu trabalho e os resultados, tendo-se chegado à conclusão de que o nosso painel seria uma instalação feita com rede sobrante da horta escolar.
Essa rede simboliza uma rede de pesca onde estão colocados alguns dos resíduos trazidos da área de recolha (depois de devidamente higienizados). A rede pretende também mostrar que muitas vezes, em vez de peixe, se “pescam” resíduos. Colocámos também uma imagem de um peixe em sofrimento.
O trabalho vai ser divulgado nas plataformas de comunicação do Agrupamento.
Km percorridos na recolha – cerca de 0,8Km - Peso recolhido 3kg
De salientar que o grupo que participou no trabalho de campo se deslocou a pé da escola para o espaço da Senhora de Mércoles e regresso à escola, tendo percorrido cerca de 6km.
Todos os alunos participantes na preparação da ação ou no trabalho de campo, avaliaram-na de forma muito positiva, manifestando vontade de realizar outras ações do género.
De salientar o excelente comportamento e o sentido de responsabilidade com que todos se envolveram na Brigada # Amar o Mar.

Quilómetros percorridos (km):
0,8