Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A presente atividade foi realizada em parceria com o Projeto Escola Azul e a colaboração da Capitania do Funchal.
O envolvimento dos alunos passou pela pesquisa e debate, em sala de aula, sobre o impacto da ação humana na destruição da vida marinha, abordando as várias formas de como os resíduos vão parar aos oceanos e praias, o tempo que muitos destes demoram a decompor-se, bem como, as medidas/hábitos a adotar para combater o flagelo em questão.
Foi ainda levado a cabo pelos mesmos (11º17- 27 alunos), a limpeza da Praia Almirante Reis, recorrendo ao uso de luvas reutilizáveis e uso de coletes do Eco-Escolas e T-shirts da Brigada #AMARoMAR de modo a chamar a atenção dos transeuntes para a nossa causa.
E foi feita ainda, a devida monitorização e separação dos resíduos.
Relativamente ao mural, foi escolhido um local da escola por onde todos passam, inclusive os encarregados de educação. O mural com mais de 1,50 m, foi composto por uma rede de pesca e por "peixes" feitos pelos alunos através das embalagens de papel higiénico que os mesmos foram guardando para este trabalho. Os peixes estavam recheados com os vários resíduos recolhidos na praia, com o propósito de chamar a atenção da comunidade escolar para o facto de que a poluição marinha vem-nos parar ao prato!
Foram também colocadas na rede mensagens de alerta como por exemplo "Stop plastic!", latas e ferro (recolhidos na praia).
Os resultados foram comunicados através de um PowerPoint (extratos do mesmo que constarão na nossa candidatura ao Galardão) que passou no bar dos alunos, sala dos professores e ainda divulgado na rádio da escola, salientando o impacto das beatas, dado que foi o resíduo mais recolhido pelos alunos.
Conclui-se que dada a Praia Almirante Reis ficar junto a lugares de animação noturna, restauração e terminal de autocarros faz com a presença das beatas seja a maior constante na mesma e, como tal, é urgente fazer uma campanha de sensibilização com a colaboração da Câmara (implementação de cinzeiros/papa beatas nos passeios inferior e superior) e empresas de transporte público, como por exemplo os Horários do Funchal (através de cartazes - campanhas de publicidade institucional).
Nesta atividade houve ainda lugar, na nossa escola, no dia 19 de maio, uma palestra sobre "A aquicultura e a Preservação Marinha", onde estiveram presentes cerca de 100 alunos.

Quilómetros percorridos (km):
1,8