Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio São João de Brito (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Todos os alunos do 7.º ano (4 turmas, num total de 120 alunos) desenvolveram o projeto "Brigada AMARoMAR" integrado num outro projeto designado por "Guardiões do Oceano".
Os 120 alunos foram divididos em três grupos, tendo cada um deles trabalhado em apenas um dos três períodos letivos.
Em cada um dos períodos, o respetivo grupo de 40 alunos foi acompanhado por uma equipa por 4 alunos de 11.º ano (os monitores de equipas de 10 alunos) e 4 educadores numa atividade de limpeza da Praia da Mata da Costa da Caparica. Assim, foram realizadas três ações de limpeza, uma por período, com este enquadramento.
Antes de cada ação de limpeza, os alunos visualizaram a versão reduzida do documentário "A Plastic Ocean" (22 min), tendo preenchido um guião de acompanhamento da visualização com informações recolhidas ao longo do documentário, e, no final, dinamizou-se um momento de partilha e reflexão. Para além desta atividade, navegaram pelo site da ONU, procurando informações sobre a Década do Oceano, e pelo site da Escola Azul, para conhecerem os 7 princípios do oceano.
Depois de apurada a investigação quer online quer in loco (na visita de estudo à praia), planearam o produto final e executaram-no, tendo como fim último a divulgação à comunidade através da plataforma neolms, dos placares e de uma exposição.
Cada turno de 20 alunos foi dividido em 7 equipas, tendo cada uma delas trabalhado um Princípio do Oceano e desenvolvido uma campanha informativa e de sensibilização acerca das conclusões das suas pesquisas e com um apelo à mudança de comportamentos comprometedores da qualidade do Oceano.
Paralelamente, um grupo de seis alunos de 12.º ano que desenvolve trabalho voluntário com crianças que frequentam o Centro Social da Musgueira quis colaborar com os Guardiões do Oceano do 7.º ano e aplicaram o mesmo modelo a um grupo de 39 crianças de 2.º e 3.º ciclo desse Centro, acompanhadas por dois educadores de lá e uma da escola.
Este trabalho será para manter nos próximos anos, e cada vez mais consistente.
Como principais conclusões aponta-se o facto de o tipo de resíduos ter variado muito ao longo do ano:
- em outubro havia muitos resíduos de grande dimensão nas dunas, tais como resíduos de obras, paletes, grades, redes de pesca. Os alunos atribuíram esta situação ao encerramento dos restaurantes e bares da praia no final da época balnear. Em relação às redes de pesca, consideraram dever-se às pequenas embarcações de pescadores que desembarcavam frequentemente naquela praia durante o verão, trazendo peixe para os veraneantes. Havia, também, muitas embalagens e beatas ainda com pouco desgaste, tanto nas dunas como no areal
- em março, constataram que a maior parte dos resíduos encontrados provinham do mar, pois consistia, sobretudo, em embalagens com algum desgaste, partes de embalagens, beatas já sem o papel alaranjado do filtro. Encontraram, também, muitos tubos finos que concluíram ser de zaragatoas.
- em abril, nas duas visitas, dedicaram-se aos microplásticos, revelando-se um tanto ao quanto impacientes com a dificuldade em recolhe-los e com a quantidade que parecia “infinita”. Recolheram resíduos de plástico de embalagens, esferovite e espumas. Encontraram, também, muitos ramos e paus, que supuseram terem sido arrastados pela corrente.
Acima de tudo, perceberam as consequências da excessiva produção de resíduos diariamente, a importância da recolha seletiva e, sobretudo, do consumo responsável que urge ser adotado por todos.

Quilómetros percorridos (km):
4 km