Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A coordenação do Eco-Escolas, juntamente com a professora responsável pela atividade Brigada #AMARoMAR, selecionaram as turmas dos 10º anos dos cursos profissionais existentes na escola (Técnico de Desporto, Gestão Desportiva e Informática de Gestão) por serem cursos com disciplinas mais práticas e como a atividade necessitou de ter a autorização da Câmara Municipal do Porto e o agendamento da limpeza de praia só surgiu no final do ano letivo, sendo turmas que não iriam realizar estágio, estariam mais disponíveis para a realização da atividade. Desde o início que os alunos estavam motivados e entusiasmados para poderem contribuir, fazer a diferença e passar a mensagem. Após a autorização por parte da Câmara, agendou-se a limpeza da praia do Carneiro (norte), no Porto, na ação "Praia sem Plásticos", dinamizada pela mesma, que se realizou dia 11 de maio. Por motivos de logística, a sessão de pré-limpeza foi realizada à chegada à praia. Os alunos e professores envolvidos foram informados sobre o que fazer durante a recolha, as regras básicas de segurança e organizados em grupos, sendo entregues sacos e luvas descartáveis. Durante a limpeza da praia, os envolvidos recolheram os resíduos, separaram em sacos de cores diferentes consoante o tipo de resíduo, preencheram a ficha de registo e no final realizaram as contagens e pesagens de cada tipo de resíduo. Esta intervenção promovida pelo Município do Porto, em articulação com a Águas e Energia do Porto, a Porto Ambiente, o Regimento de Sapadores Bombeiros e a Polícia Municipal contou ainda com o apoio da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha Portuguesa. A presença e felicitação por parte do Vice-Presidente da CMP e vereador do pelouro do ambiente, Dr. Filipe Araújo, e do Adjunto da Capitania de Porto-Leixões, Comandante Silva Santos, deixou os nossos alunos orgulhosos do trabalho realizado e da importância do contributo ambiental. Após a limpeza da praia, todo o lixo recolhido foi transportado para a escola para a escolha de materiais recolhidos e posterior elaboração do trabalho/mural para a comunicação/divulgação a toda a comunidade escolar. A 18 de maio realizou-se a sessão pós-limpeza da praia dinamizada por um técnico de educação para a sustentabilidade da CMP numa ação de avaliação de resultados. Do lixo recolhido aproximadamente 42% correspondia a plástico, 8% correspondia a vidro, 3% correspondia a papel e 47% correspondia a lixo indiferenciado. Foram recolhidas 108 beatas de cigarro, aproximadamente. Os itens mais recolhidos foram garrafas de plástico, tampas de plástico e beatas de cigarro. Devido à praia se encontrar junto à estrada foi encontrado um bocado de borracha que parecia ser de um pneu. Foi ainda recolhida uma espécie de pedra com uma textura semelhante a sabonete, que não se conseguiu identificar. Na elaboração do mural, os alunos decidiram reproduzir, com o material recolhido, uma praia, com areia e mar (ondas), feita de lixo, para mostrar a toda a comunidade escolar que os maus hábitos de todos têm repercussões e consciencializar todos para uma problemática que é global. Os materiais usados para a elaboração do mural foram escolhidos pelos alunos por serem os mais encontrados na recolha. Relativamente às garrafas de água e tampas de garrafas é uma afirmação de que o plástico de uso único é um problema grave no âmbito do lixo marinho, causando um sério risco para os ecossistemas marinhos, a biodiversidade e a saúde humana. A divulgação a toda a comunidade escolar foi realizada no Dia Eco-Escolas, com a exposição de atividades/projetos desenvolvidos, através da página de Instagram do Eco-Escolas da ESAN e da exposição do mural no Polivalente da escola. Ainda foi divulgada uma notícia no site da Câmara Municipal do Porto sobre o dia da limpeza em que a escola esteve envolvida.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):