Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Brigada AMARoMAR
Memória Descritiva
Motivados pelo facto de a Escola Secundária Júlio Dinis estar situada próximo da Praia do Furadouro, local muito frequentado pelos nossos alunos durante o Verão, quisemos contribuir para minimizar o problema do lixo marinho nesta praia e consequentemente ajudar a preservar a biodiversidade do Oceano nesta zona litoral, em particular. Com esse objetivo em mente, realizámos a inscrição da escola na Brigada AMARoMAR 2022-23.
A fase 1 – Preparação, ficou a cargo das turmas de 8.º ano, já que as aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano focam essencialmente as temáticas relacionadas com a Preservação do Ambiente, nomeadamente com o destino que deverá ser dado aos resíduos, de forma a contribuir para a gestão sustentável dos recursos como a água, bem como as consequências que advêm da poluição da água. Durante esta fase realizaram-se debates com os alunos tendo em conta as questões sugeridas na Metodologia: “O lixo é um problema? Porquê?”; “Quais as causas e consequências deste problema?”; “Por que aparece o lixo no mar? Que consequências?”; e “O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?”. Os alunos realizaram as suas pesquisas sobre estas questões, elaboraram maquetes sobre o ciclo da água e depois com base nas suas pesquisas debateram sobre o assunto.
No final da Fase 1, foram ainda analisados e discutidos os documentos relativos à monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, foi selecionada a Praia do Furadouro, por se localizar nas proximidades da escola, bem como, foi elaborada a calendarização das duas sessões de limpeza da Praia que a Coordenação do Eco-Escolas em colaboração com os alunos se propuseram realizar.
A fase 2 – Brigada AMARoMAR em ação, contou com a participação de vários alunos da Escola Secundária Júlio Dinis que integram o Ecoclube Júlio Dinis e o Clube Europeu. Foram dinamizadas duas limpezas na Praia do Furadouro, uma em resultado da parceria destes dois clubes neste tipo de atividade, já habitual em anos anteriores, no dia 6 de maio, e outra inserida no âmbito do Projeto interdisciplinar de turma do 11.º CTB. Esta turma de alunos trabalhou também a temática da Água e da necessidade da sua preservação e, por esse motivo, em articulação com o Ecoclube e com o Programa Eco-Escolas, realizaram uma Limpeza na Praia no Furadouro. Esta limpeza realizada no dia 19 de maio, serviu de base para a elaboração do Mural, o qual consta na Fase 3 do projeto.
Assim, a fase 3 - Alerta Brigada AMARoMAR, ficou a cargo dos alunos do 11.º CTB, no âmbito do Projeto Interdisciplinar: “Água: é urgente preservar!”, o qual foi trabalhado em várias disciplinas como Inglês, Biologia e Geologia, Física e Química, Educação Física e Assembleia de Turma. Com o objetivo de elaborar o Mural para apresentação dos resultados do projeto, os alunos, com a colaboração das disciplinas de Biologia e Geologia, Assembleia de Turma e do Ecoclube Júlio Dinis, discutiram e procuraram determinar a origem dos resíduos encontrados, quais os resíduos que apareceram em maior número e com maior volume e por último procuraram criar formas de alertar as pessoas para o problema do lixo marinho.
Em síntese, os resíduos encontrados em maior número foram as pontas de cigarro, os que ocuparam maior volume foram os resíduos de plástico seguidos pelos provenientes da atividade de pesca. O papel e o vidro foram as tipologias de resíduos encontrados em menor quantidade. Com os dados obtidos e após pesquisa sobre o impacte dos resíduos, resultantes da atividade humana, no ecossistema marinho, os alunos criaram o Mural, o qual foi divulgado à comunidade escolar, no dia 5 de junho de 2023, quando se comemora o Dia Mundial do Ambiente.
Os resultados foram publicamente apresentados à comunidade educativa, na cerimónia da Gala do Clube Europeu, no dia 9 de junho, durante uma apresentação informativa pela professora coordenadora do programa Eco-Escolas, sobre o tema: “Oceanos: porque é importante agir?”, que também respondeu a algumas questões dos alunos entrevistadores: Porque são os oceanos ecossistemas tão importantes? O que devemos fazer para proteger os oceanos? Uma sessão de sensibilização da comunidade educativa para a necessidade urgente de mudança de comportamentos que visem a proteção dos oceanos.
Ovar, 13 de junho de 2023

Quilómetros percorridos (km):