Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Marquês de Pombal (Pombal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A atividade teve como início na comunicação aos professores de Ciências do 5.º ano sobre a sua realização.
Por uma questão de viabilidade de transporte/financeira, foram escolhidas duas turmas ainda que fosse divulgado a todo o 5.º ano a importância do mar uma vez que fazem parte dos conteúdos programáticos a poluição e a biodiversidade.
Foram feitas ações de sensibilização no sentido de mostrar a importância do mar para a sobrevivência no planeta.
Passou-se à parte prática com a recolha do lixo na praia do Osso da Baleia com a participação de 34 alunos, 3 professores e 3 técnicas do Município ligadas ao ambiente sendo uma delas a inestimável Engenheira Catarina Soares.
Na praia houve uma palestra introdutória mostrando aos alunos os diferentes tipos de lixo que iriam encontrar, bem como outras curiosidades ligadas ao mar (por exemplo, cápsulas das ovas de tubarão e de raia).
Procedeu-se à recolha do lixo numa extensão de 687 metros.
Após a recolha, este foi separado e contabilizado tendo ajuda das técnicas do município.
Já na escola, foram expostos os diferentes tipos de lixo recolhidos com fotos da atividade de campo.
Em pormenor, foi feito um pequeno quadro onde os alunos colocaram os seis tipos de lixo com maior incidência, calculando as suas percentagens.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):