Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O Projeto Brigada #AMARoMAR foi implementado no passado ano letivo e esta foi uma iniciativa que muito agradou aos alunos e professores participantes, pelo que este ano foi retomada a inscrição neste mesmo projeto, como forma de reforçar a importância da eliminação dos resíduos nas praias.
Este ano fizemos com que a saída de limpeza de praia coincidisse com a vinda de um grupo de alunos provenientes de Itália, ao abrigo do programa Erasmus +, à nossa escola. Nesse sentido, esta foi uma experiência bastante enriquecedora pelo contacto entre os alunos da nossa escola com os alunos estrangeiros.
Inicialmente foi proposto a uma turma do 2º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural, que promovesse a organização da saída à Praia Azul, em Santa Cruz. Antes da componente mais prática do projeto, e ainda em contexto de sala de aula, foram abordados os problemas decorrentes da existência de lixo nas praias, abordando-se também as suas possíveis origens, promovendo o debate entre os alunos.
Para além deste enquadramento foi realizado uma abordagem ao projeto, propriamente dito, com apresentação das metodologias e definição da área a ser sujeita a limpeza.
A outra turma que esteve envolvida na saída foi a turma do 2º ano do Curso Técnico Profissional de Agropecuária, também ela sensibilizada sobre esta temática e preparada para o trabalho que iria ser realizado.
No dia da saída, foram distribuídos os materiais recebidos no Kit da Brigada, nomeadamente, pinças, sacos e luvas, a todos os participantes. Após a recolha de lixo na praia, foi realizada uma observação de aves junto à foz do Rio Sizandro, desenvolvida em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, na qual os participantes, com recurso a binóculos tiveram a oportunidade de avistar algumas espécies de avifauna, conjugando-se, desta forma, a temática da conservação dos ecossistemas ribeirinhos.
Já em sala de aula, todos os resíduos foram separados pelas categorias presentes na ficha de monitorização, contabilizados e pesados.
Posteriormente, foi proposto ao grupo de alunos italianos que realizassem uns painéis usando alguns dos resíduos recolhidos para que, desta forma, deixassem também a sua marca, o seu contributo neste projeto.
Mais tarde, foi realizado um painel informativo pela turma do 2º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural, criando-se uma onda gigante em papel de cenário, no qual foram colocados alguns dos resíduos recolhidos com informação individual (em forma de balão) com a sua identificação e a quantidade recolhida. Optou-se por apresentar a quantidade recolhida, ao invés da percentagem, por se considerar que seria mais compreensível por parte dos alunos.
A avaliação deste projeto é bastante positiva, não só porque o envolvimento e entrega dos alunos foi muito interessante, desde a organização, participação na recolha de resíduos e realização do painel informativo. Efetivamente, as principais conclusões focam-se na contínua necessidade de abordar este tema junto da comunidade escolar, uma vez que muitos dos alunos fazem uso das praias do nosso concelho e, naturalmente, que terão sempre preferência para irem para um local limpo, sem lixo.

Quilómetros percorridos (km):
0.5