Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EB1/PE do Caniço (Santa Cruz)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
DESCRIÇÃO
Após a inscrição no desafio lançado pela ABAE para participar na #Brigada AMARoMAR, a coordenação escolar do Programa Eco-Escolas entrou em contacto com o organismo - Complexo Balnear do Garajau (CBG) - que tutela a praia do Garajau, apadrinhada em 2019 pela EB1/PE do Caniço, no âmbito do projeto Escola Azul, a fim de efetuar mais uma limpeza da praia. De salientar que esta praia está inserida na Reserva Natural e Parcial do Garajau, a primeira reserva a ser instituída no país.
Tendo o aval e os apoios logísticos da Câmara Municipal de Santa Cruz e do CBG, realizou-se a limpeza da praia na manhã do dia 27 de março, no período da baixa-mar, permitindo uma maior abrangência. Aparentemente a praia estava limpa, mas a equipa, ou melhor a #Brigada, composta pelos elementos do Conselho Eco-Escolas (12 alunos dos 3º e 4º anos), os embaixadores do projeto Escola Azul (3 alunos do 4º ano), 2 docentes (coordenadores escolares do Eco-Escolas e Escola Azul) e a presidente da direção do estabelecimento de ensino, conseguiram no calhau encontrar muitos detritos de plástico, solas de sapatos, pontas de cigarro e numa gruta, junto à arriba, estavam escondidos grandes detritos deixados pelas ondulação, a saber um pneu, um tapete de borracha com 10 kg e um eixo de transmissão de um automóvel (metal), entre várias embalagens PET. Isto impressionou toda a brigada, assim como o CBG, que regularmente efetua limpeza da praia.
Os resíduos recolhidos foram levados para a escola, a fim de ser feita a triagem e contabilização – Ver ficha – pela #Brigada. Nesta fase, foi possível quantificar e pesar por categoria.
Como a escola tem 17 turmas, 5 do pré-escolar e 12 do 1º ciclo, distribuídos por vários blocos (edifícios), idealizou-se estender a reflexão sobre os resíduos encontrados sem exclusão, atendendo que é um problema de todos e não há um Planeta B.
Assim, foram distribuídos um tipo de resíduo distinto por turma, assim como para os funcionários, incluindo funcionários da cantina concessionada e a direção da escola, com vista a refletirem sobre o impacto do resíduo nos ecossistemas marinhos, a origem ou o meio como chegou à Praia do Garajau, a duração do mesmo no meio ambiente e as possíveis soluções para o problema. Neste debate coletivo por grupo preencheram uma pequena tabela (ficha identificativa) e, por fim colocaram o resíduo num coração de papel e fizeram a decoração, a seu gosto, usando por norma materiais reutilizáveis/recicláveis. Por outro lado, os pais/E.E. foram convidados a participar numa reflexão, através de um inquérito online, do qual foram obtidas 28 respostas.
Reunidas todos os “corações” e as fichas, assim como o resultado geral da limpeza, elaborou-se um mural, primeiramente no centro comercial da localidade, o Caniço Shopping, no qual pretendia-se envolver a comunidade envolvente e visitante, que de forma alargada, pudesse conhecer esta atividade - #Brigada AMARoMAR – mas também sublinhar a triste realidade dos resíduos existentes no meio ambiente, em particular na Reserva Natural e Parcial do Garajau, embora protegida legalmente, não está livre da ação humana, e assim apelar a mudança de atitudes. Esta exposição esteve patente entre 2 e 12 de junho e publicitada nos meios comunicação social da região e nas redes sociais. De seguida, esta foi reexposta no recinto escolar a 13 de junho até ao final do ano letivo – 30 de junho, para assim, permitir a comunidade educativa apreender com tempo a diversidade e complexidade do problema, através de visitas guiadas com os professores, bem como estimular a curiosidade, o conhecimento aprofundado e deliberado dos alunos, aquando dos intervalos entre aulas. A par desta atividade, a coordenação escolar convidou a SPEA para a realização de ações de sensibilização aos alunos sobre o lixo marinho, em que se constatou que os discentes estavam cada vez mais familiarizados com o tema da poluição.
Em suma, esta atividade foi muito importante para toda a comunidade educativa e não só, para dar a conhecer o impacto do lixo marinho numa reserva natural, na transmissão de conhecimentos sobre o tema sobretudo, para estimular à mudança de atitudes perante a defesa do ambiente.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):