Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Fase 1 | Preparação
Em novembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Mar (16 de novembro), as coordenadoras do Programa Eco-Escolas, convidaram os alunos do 2.º e 3.º ciclo a escreverem uma frase alusiva à importância da proteção marinha (uma frase por turma). Para tal, deixaram uma vela por turma, elaborada pelos alunos que frequentam a Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) na gaveta de cada Diretor de Turma, para que os alunos registassem a sua frase. Foi ainda solicitado que fosse eleito um Embaixador do Mar para participar e/ou dinamizar atividades no âmbito da proteção do mar, pelo que foi pedido o seu registo no documento que foi entregue anexo à vela.
Nessa mesma semana, esteve patente uma exposição alusiva ao Dia Nacional do Mar, numa parede do átrio de entrada da escola (Bloco A) de forma a sensibilizar a comunidade escolar para a importância do mar e a necessidade de preservar o ambiente marinho, sensibilizando crianças, jovens e adultos para a importância de combatermos a poluição marinha, contribuindo para um ambiente mais sustentável.
De seguida, foi proposta a realização de uma investigação individual e/ou em pequenos grupos sobre a problemática dos resíduos e a constituição do lixo marinho mais encontrado nas praias portuguesas. Para além dos trabalhos escritos de pesquisa também foram realizadas pinturas em pratos de plástico descartáveis, que foram reutilizados, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a reutilização de alguns dos produtos que podem ser encontrados nas praias.
No decorrer do mês de fevereiro (dias 14 e 24) realizou-se uma ação de sensibilização “Agenda 2030 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, dinamizada pela Câmara Municipal de Odivelas (CMO), em articulação com as coordenadoras Eco-escolas e a disciplina de Geografia, sensibilizando-se os alunos das cinco turmas do 9.º ano (cerca de 100 alunos) para a importância do desenvolvimento sustentável, valorização da metodologia dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), introdução do conceito dos ODS, relacionando-os com o ambiente e com o conceito de sustentabilidade, dando-se especial destaque ao objetivo 14 “Proteger a vida marinha”, reiterando a importância de se conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, procedeu-se à escolha de algumas praias na região metropolitana de Lisboa, tendo-se selecionado a Praia de Carcavelos, uma vez que é a praia de eleição da maioria dos alunos que participaram na investigação. Seguidamente, analisaram-se os documentos relativos à monitorização e elegeram-se os alunos participantes no desafio #AMARoMAR | Limpeza da Praia – Embaixadores do Mar e Clube Ubuntu, com o objetivo de se delinear o planeamento da limpeza, proceder à marcação do autocarro e solicitar a colaboração/presença de um técnico da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) na referida ação.
Fase 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação
No dia da ação, 26 de maio, realizou-se uma pequena reunião de preparação com todos os alunos da Brigada #AMARoMAR, tendo-se confirmado todas as autorizações assinadas pelos respetivos Encarregados de Educação, explicado quais os documentos a preencher durante e após a realização da limpeza de praia e respondido às questões que foram colocadas.
Chegados à praia de Carcavelos, as técnicas da ABAE presentes procederam a uma nova explicação dos objetivos do projeto e apresentaram alguns dos painéis referentes à exposição “Suspeitos do Costume”. Os 23 alunos e 5 professores foram separados em cinco grupos, tendo sido fornecidas t´shirts, coletes, luvas, pinças “apanha-lixo” e sacos de rede para a realização da limpeza. Esta durou cerca de 45 minutos, tendo sido recolhidos mais de 5 quilogramas de resíduos de diferentes origens. Os mesmos foram separados e agrupados em categorias, tendo-se feito uma contabilização geral e eleito um porta-voz que apresentou os resultados ainda na praia.
Os resíduos foram colocados em sacos de plástico e em garrafas de plástico, para que se procedesse a uma contagem mais minuciosa na escola. Ao chegarem à escola, os professores redigiram um email de agradecimento dirigido aos alunos participantes, onde constava o top 3 dos resíduos com maior incidência e o link fornecido pela ABAE (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUsNApFKFDJaQHLsQdrvQ9p4ZEcUaFzihCHrBV1PQ1TsU57Q/viewform) para que procedessem à avaliação da limpeza de praia | Brigada #AMARoMAR.
Na semana seguinte, os alunos participantes e da UAE/CAA procederam à contagem e à separação dos resíduos recolhidos, preenchendo e/ou alterando os números inicialmente contabilizados na ficha de monitorização.
Fase 3 | Alerta Brigada #AMARoMAR
Após a análise e o tratamento dos dados, procedeu-se a um debate de forma a aferir-se a origem dos resíduos encontrados, qual o tipo/natureza dos resíduos encontrados e como se poderá sensibilizar a comunidade escolar para este problema.
Os resíduos foram colocados em sacos de plástico, com o intuito de se proceder à montagem do mural e os restantes foram depositados no local adequado (ecopontos e/ou contentores para resíduos indiferenciados). O título e os subtítulos (onde constam os nomes dos resíduos mais encontrados) foram impressos e plastificados, tendo-se colado todos os elementos com cola quente e cola líquida UHU em dois painéis de cartão reutilizado que foram unidos com fita cola.
Os alunos da UAE/CAA procederam à montagem e à colagem dos vários elementos que integram o painel final, tendo o mesmo sido afixado junto à vitrine onde constam os vários desafios propostos e concluídos nas últimas semanas pelo Programa Eco-Escolas, bem como uma notícia alusiva à realização da Brigada #AMARoMAR e um dos trabalhos realizados no âmbito do projeto (pintura em prato de plástico reutilizado).

Quilómetros percorridos (km):
1,9

Peso recolhido (kg):
5