Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira de Hospital, Tábua e Arganil (Oliveira do Hospital)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Estiveram envolvidas várias turmas da escola.
Nas fases 1 e 2 , sendo as principais Turismo / Desporto 2º ano e Mecânica Industrial / Mecânica automóvel 1º ano: FASE 1 | Preparação: investigação em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências; investigação em grupo sobre o lixo marinho: tipologia, causas e consequências; seleção das praias fluviais (Avô e Alvôco das Várzeas) para atuar a Brigada #AMARoMAR; realização de debate; leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização; análise dos itens constantes na ficha de monitorização; planeamento da limpeza e monitorização. FASE 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação - limpeza das praias selecionadas.
As ações de agrupar e contabilizar foram feitas na escola, uma vez que decidimos juntar o lixo recolhido nas 2 praias. Estas ações foram realizadas pelos alunos do 3º ano de Mecânica Industrial / Mecânica automóvel.
A FASE 3 voltou a ser desenvolvida pelos alunos de Turismo / Desporto 2º ano e Mecânica Industrial / Mecânica automóvel 1º ano: tratamento dos resultados dos dados recolhidos; debate sobre os resíduos encontrados.
A montagem do Mural / instalação tridimensional foi realizada pelos alunos de Design de Equipamentos - 2º ano.
O mural / instalação será colocado no exterior da escola para alertar a comunidade escolar e em geral para esta problemática. Poderá ser colocado temporariamente nas praias fluviais onde se realizou a limpeza, com o mesmo objetivo.
Avaliação do Projeto: foi bastante interessante perceber o envolvimento dos alunos nas várias etapas do projeto. os alunos de Turismo / Desporto 2º ano e Mecânica Industrial / Mecânica automóvel 1º ano responderam ao questionário de Avaliação Limpeza de Praia.
De referir que as praias alvos da ação de limpeza estavam bastante limpas e cuidadas, uma vez que se aproxima a época balnear e as entidades responsáveis já estão a preparar as suas zonas de lazer.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):