Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Mural de apresentação dos resultados:
Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Brigada#AMARoMAR 2022/22
Fase 1 - Preparação
Os alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da escola secundária Jaime Moniz envolveram-se e participaram ativamente neste desafio proposto pelo Programa Eco-Escola.
O interesse pela problemática do lixo marinho começou no dia 30/09/2022 com a visita dinamizada pelos professores da componente técnica do curso, ao evento Macaronight 2022, que decorreu na Universidade da Madeira, onde foram confrontados com a problemática do lixo marinho através da investigadora, Doutora Sara Pereira (ARDITI), que fez o seu doutoramento nesta área.
Posteriormente, em sala de aula, foi feito o debate da problemática e apresentadas propostas de resolução do problema.
A tomada de consciência das consequências do lixo marinho no ecossistema marinho ficou mais evidente com a participação em três palestras. A primeira a cargo do Dr. Nélio Jardim (IFCN), sobre o Lobo-marinho, considerada pela IUCN (2015) como uma espécie ameaçada, o lobo-marinho e o seu habitat são protegidos legalmente por legislação regional, nacional e internacional.
A segunda palestra, com a temática “O lixo e as aves marinhas”, proferida pelo Dr. Tiago Dias (SPEA Madeira) cujo intuito foi divulgar o impacto do Homem na avifauna marinha, sendo o foco principal as espécies e o lixo marinho, recursos/habitats afetados pelo lixo, ciclo do lixo marinho na cadeia alimentar, utilizando como exemplo os trabalhos efetuados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) com as aves marinhas. Atividade organizada por um grupo de alunos e que permitiu consciencializar para a importância da participação ativa de cada um de nós para gerar impactos positivos na natureza e no ambiente. Mudar comportamentos, ser voluntário e participar na ciência cidadã são caminhos a seguir.
A Palestra foi seguida de um Debate “Todos pelo Oceano”, onde é pretendido que os alunos, encarnassem diferentes personagens, com a metodologia do “jogo de papéis”. A turma será dividida em quatro grupos. Cada grupo representou uma visão distinta e pretendeu-se que desenvolvessem um debate de forma a encontrar soluções para o problema do Lixo Marinho e seus impactes na biodiversidade.
A última palestra esteve a cargo da Dra. Marta Araújo (bióloga marinha do IFCN), que apresentou o projeto de conservação do lobo-marinho onde trabalha como investigadora, - o projeto VECLAM - “Vigilância do estado de conservação do lobo-marinho no arquipélago da Madeira”, financiado pela Monk Seal Alliance - com duração até 2024, que pretende dar continuidade à conservação desta espécie e do seu habitat, e aumentar o conhecimento acerca da mesma. Outra atividade dinamizada por um grupo de alunos.
Em todas estas ações ficou evidente que o lixo marinho constitui uma ameaça para estas e outras espécies marinhas, uma vez que os resíduos são confundidos como alimentos.
Foram debatidas estratégias de resolução do problema e entre as quais surgiu a disponibilidade em participar em campanha de limpezas de praia.
Fase 2 – Brigada #AMARoMAR em Ação
Os professores da componente técnica estabeleceram uma parceria com a Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), através da Dra. Sofia Silva, no sentido de participarem com os seus alunos na 3ª Campanha de recolha de resíduos nas praias, de 2022, integrada na Estratégia MaRaM - Poluição Zero no Mar da RAM, que decorreu na praia do Almirante Reis, no Funchal (perto da escola) no dia 11 de novembro de 2022, de manhã. Toda a logística ficou a cargo da DRAAC, que forneceu as t-shirts, as luvas, os sacos, as pinças e a ficha de campo, de acordo com a metodologia OSPAR.
Vídeo da 3ª Campanha de limpeza de Praia da Estratégia MaRaM (Praia Almirante Reis), 2022
https://youtu.be/ke6Ub-2TwGY
O entusiasmo do grupo não desvaneceu e apresentou a proposta de convidar mais elementos da comunidade educativa para participar numa nova ação de limpeza de praia. Assim, no dia 28 de março de 2023, juntaram-se ao grupo duas turmas do 10º e 11º ano com mais 3 professores na 1ª Campanha de recolha de resíduos nas praias, de 2023, integrada na Estratégia MaRaM - Poluição Zero no Mar da RAM, que decorreu na mesma praia, igualmente apoiada pela DRAAC.
Vídeo da 1ª Campanha de limpeza de Praia da Estratégia MaRaM (Praia Almirante Reis), 2023
https://youtu.be/Z8wfNRqWxbY
As duas campanhas foram divulgadas na página do Facebook da escola
Fase 3 – Alerta Brigada #AMARoMAR
É a fase da análise e tratamento dos dados e respetiva divulgação.
A praia Almirante Reis localiza-se próximo da escola, no Concelho do Funchal. É uma praia de calhau e tem 290 m de comprimento e 50 m de largura.
Na primeira limpeza, participaram 22 pessoas (professores, alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, da turma CEF 61 e técnicos da DRAAC) e a duração da ação foi de 90 minutos
Foram recolhidos 28 kg de lixo, destacando-se as beatas e filtros de cigarro como o resíduo que apresentou o maior número de itens recolhidos (717), seguido das garrafas e recipientes de bebidas, com volume superior a 0,5 L (30)
Na segunda limpeza, participaram 70 pessoas (professores, alunos das turmas CEF 61, 10º05 e 11º05, e técnicos da DRAAC) e a duração da ação foi de 90 minutos
Foram recolhidos 33,95 kg de lixo, destacando-se as beatas e filtros de cigarro como o resíduos que apresentou o maior número de itens recolhidos (434), seguido das garrafas e recipientes de bebidas, com volume inferior ou igual a 0,5 L (10)
Toda a informação do projeto foi comunicada através de um Mural, constituído por 2 vitrinas (dimensão aproximada de 4 m2), localizadas no 4º piso da escola, num corredor de passagem de alunos e professores.
Em cada vitrina ficou descrita uma das campanhas de limpeza, acompanhada dos mapas da área atuada da praia, fotos da atividade e dos intervenientes, tabelas de resultados, assim como, o CRCode do registo em vídeo das duas atividades.
Previamente os alunos apresentaram o esboço do mural, utilizando o programa Publisher. Foi feita a seleção das imagens e escolha do material, apelando-se sempre à reutilização.
Todos os participantes das campanhas de limpeza receberam os dados recolhidos no local e responderam ao questionário de avaliação (conhecimento/comportamento), disponibilizado pelo programa Eco-Escolas
(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUsNApFKFDJaQHLsQdrvQ9p4ZEcUaFzihCHrBV1PQ1TsU57Q/viewform)
Quilómetros percorridos (km):
16264
Peso recolhido (kg):
61,95