Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Esta ação foi realizada no âmbito da iniciativa "Praia sem Plásticos", promovida pela Divisão Municipal de Gestão Ambiental (DMGA), em articulação com as Águas e Energia do Porto, a Porto Ambiente, o Batalhão de Sapadores Bombeiros e a Polícia Municipal e teve como objetivo envolver a comunidade escolar na sensibilização para a poluição nas praias do Porto, com destaque para o problema dos plásticos que representam um risco direto para grande parte da fauna marinha e se desagregam em microplásticos com impactos graves para o meio ambiente.
Nesta ação participou uma turma do 5º ano da Escola Básica Ramalho Ortigão, que pertence ao Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e foi dividida em 3 fases.
Na primeira fase, os alunos participaram numa sessão de apresentação na escola, para reflexão sobre a problemática dos resíduos em que se deu a conhecer a composição dos resíduos, causas e consequências, e em que se apresentou e organizou a atividade de recolha de resíduos na praia.
A segunda fase foi a limpeza da praia do Castelo do Queijo, onde se recolheu 7,7kg de resíduos. Entre os mais comuns como plásticos, vidro e papel, os alunos identificaram como fora do comum esferovite, velas, restos de uma fogueira e seringas. O item mais marcante foram as beatas, pois foram encontradas cerca de 2000 beatas.
Na terceira fase foi realizada outra sessão na escola para análise e tratamento dos dados recolhidos (quantidade de resíduos, tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos...) e para realizar um debate sobre o tema e definição de estratégias de comunicação/ação para envolvimento da escola e comunidade.
Nesta última parte, e tendo em conta que os alunos ficaram extremamente surpreendidos pela negativa com a quantidade de lixo que encontraram na praia e com o impacto negativo que isso tem para o ambiente e para os animais marinhos, em vez do cartaz/mural, os alunos decidiram criar vários panfletos (digitais) para enviar a toda a comunidade educativa de forma a educar para os cuidados a ter com os resíduos tanto na praia como no nosso dia a dia.
Esta atividade teve uma repercussão significativa nos alunos, pois referiram de forma muito preocupada na reunião do Conselho Eco-escolas as consequências de deitar o lixo para o chão e na praia, aproveitando mais uma oportunidade para educar os membros presentes a não deitar lixo para o chão.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):