Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Mural que apresenta dados de interés como porcentagens de cada tipo de lixo, peso total e itens mais recolhidos.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Este projeto tem atingido 3 turmas do 7ºano (75 alunos) e uma turma de 12ºano(25 alunos), de maneira que os alunos mais novos tinham a misão de apanhar o lixo, clasifica-lo e contabiliza-lo. Os alunos mais velhos formaram duas equipas: uma encarregada de analizar os dados e preencher a grelha e a outra, de montar o mural com as fotografías dos alunos do 7ºano apanhando lixo na praia.
Antes das saídas a praia, os alunos de 12ºano fizeram uma investigação grupal sobre a tipologia de plásticos que existem e as diferentes formas de reciclagem .Os diferentes grupos deram uma serie de palestras as diferentes turmas de 7ºano, que resultaron ser muito interesantes.
Alem da recolha de grandes plásticos- como embalagens e garrafas-concentamos os nossos esforços na recolha de microplásticos, procedentes da rotura e erosão dos grandes plásticos. Queremos, com esta atividade concienciar ao alumnado da problematica dos microplásticos por entrar nas cadeias troficas e alterar o equilibrio dos ecosistemas.
A principal conclusão que tiramos é que a maioria dos estudantes nao conheciam a existencia de microplasticos apesar de conhecer que o tempo de degradação dos macroplasticos e muito lento. A avalia ção do projeto é positiva. Os alunos adoraram apanhar o lixo da praia e todos aprendimos que nesta altura da problematica no planeta é melhor pensar em reducir o plástico que em recicla-lo.
Um aspecto que poderia melhorar no próximo ano é adiantar os envios dos kit com os materiais, porque na maoiría das saídas nao chegaram a tempo e tivemos de sair sem coletes de ECOESCOLAS.

Quilómetros percorridos (km):
0.5