Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do Projeto Brigada#AMARoMAR, do programa Eco - Escolas, no dia três de março de 2023 os alunos do 8º ano, turmas B e C e professoras de Ciências Naturais, diretoras de turma e coordenadora do projeto de Ciência Viva da escola participaram na limpeza/recolha de resíduos na praia do Osso da Baleia que cobriu uma área de 110m de comprimento e 20m de largura. A atividade decorreu entre as 15:00 e 16:00 horas.
O projeto enquadra-se perfeitamente na Escola, sendo esta um local privilegiado para promover a mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente, tendo como objetivo conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências, analisar criticamente os resultados obtidos, desenvolver um projeto de aprendizagem ativa, induzir estratégias de intervenção/ação na comunidade escolar relacionadas com o tema, sensibilizar para a importância de preservar a Biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimentos.
Este projeto foi realizado por três fases:
A 1ª fase -Preparação: Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos procederam ao visionamento de um vídeo “Amar o mar- episódio 1- Mar à Deriva”, seguido de debate sobre o assunto. Posteriormente foram criados grupos de trabalho, procedeu-se a um trabalho de pesquisa (investigação de grupo) acerca da temática, seguindo o guião disponibilizado pelas professoras.
2ª fase – Brigada # AMARoMAR em ação: Na Praia do Osso da Baleia, praia mais próxima da escola e única pertencente ao concelho de Pombal, com autorização da Camara Municipal de Pombal, procedeu-se à sua localização, segundo as coordenadas GPS e delimitou-se a área a intervencionar, seguindo-se a recolha dos resíduos, com recurso a sacos do lixo e luvas. Procedeu-se à recolha de imagens e observou-se a biodiversidade presente no ecossistema dunar alertando para a presença de algumas espécies invasoras e para as adaptações das espécies vegetais dunares que sobrevivem em solos pobres em nutrientes, com exposição a elevadas concentrações de sal, deposição e mobilidade de areias e stress hídrico.
3ª fase – Alerta Brigada #AMARoMAR- em ação: Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos procederam à seleção, separação e contabilização do lixo marinho recolhido na praia do Osso da Baleia, preencheram a ficha de registo e a tabela disponibilizada. Procedeu-se à análise e tratamento dos dados recolhidos e procedeu-se a um debate sobre a origem do lixo encontrado. Para finalizar o projeto utilizou-se parte destes resíduos na elaboração do painel de divulgação e os sendo os restantes colocados nos ecopontos respetivos e contentores para resíduos indiferenciados. O painel contém informação relativa à quantidade, tipo e tempo de degradação do lixo marinho recolhido.
O projeto foi divulgado na escola através de exposição do painel no hall de entrada e na comunidade através do Facebook da escola.
A avaliação do projeto foi efetuada na disciplina de Ciências Naturais (PRI) e os participantes procederam ao preenchimento de dois questionários (Google Forms) um deles disponibilizado pela equipa de avaliação do PAA e o outro pelo programa do Eco - Escolas, tendo sido disponibilizados na plataforma Classroom.
Os alunos envolveram-se no projeto com grande entusiasmo e dinamismo e ficaram sensibilizados que o lixo marinho é um problema transfronteira e que estes podem ter impacte em locais muito longe da sua origem. As principais fontes de lixo recolhido foram da pesca/navegação, saneamento e turismo/atividades recreativas.

Quilómetros percorridos (km):
2,2km