Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Após a aceitação da inscrição da nossa escola no desafio #Brigada AMARoMAR, cada turma promoveu diferentes atividades no âmbito da procura/pesquisa e observação no Meio Ambiente e na praia que frequentam, de resíduos observáveis a olho nú, partindo para a reflexão sobre a sua composição, possíveis causas e consequências com vista à crescente mudança de comportamentos que nos conduzam à prevenção e consequente minimização deste flagelo. A observação dos sumidouros do pátio da escola e da área circundante, reflexão e limpeza da rede colocada no ano anterior para minimizar a quantidade da passagem dos resíduos com rumo ao mar.
Aos alunos mais velhos foi proposto um debate em contexto de sala de aula e no domicílio.
A actividade realizou-se na praia do Osso da Baleia – Pombal. Tivemos o apoio do município na deslocação e acompanhamento por parte dos elementos da Unidade do Ambiente. Na segunda reunião do Conselho Eco - Escolas, lançou-se o convite aos diferentes Encarregados de Educação e elementos da Comunidade, através da Representante dos mesmos, com vista à participação na atividade.
Tivemos o apoio de elementos das AEC, do ATL da escola e três elementos da Comunidade.
Na praia delimitamos o espaço sobre o qual incidiria a nossa intervenção – 3º e 4º ano: 185m x 30m; e, 1º e 2ºano: 80m x 30m. Os resíduos recolhidos foram alvo de observação direta, de inferências e debate sobre possíveis causas do aparecimento dos resíduos e sua origem bem como possíveis soluções para o caso.
Na escola procedeu-se à separação e à seleção do lixo marinho recolhido, contagem e pesagem com o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Como participamos no projeto solidário “Ajudaris” com o tema para este ano “A Paz”, ornamentamos a janela com parte do lixo marinho recolhido para chamar à atenção da necessidade urgente de resolver este problema e preservar a biodiversidade, por considerarmos que o mar também precisa de paz e porque os resíduos são uma ameaça a várias espécies que os ingerem por confundirem com alimento. A mesma será exposta ao público pela biblioteca municipal.
Com os resultados obtidos, fez-se a comparação com os resultados do ano anterior e concluímos que havia mais micro plásticos do que no ano anterior. (Recolhemos muito plástico, mas com maiores dimensões e origem mais diversificada).
Verificou-se maior quantidade de lixo natural – plantas aquáticas mortas e paus trazidos pelas correntes e alojados na areia pela ação das ondas do mar.
Fez-se o mural que está afixado em local visível, junto ao “Painel Eco - Escolas” da nossa escola para que toda a comunidade escolar e local possa observar e refletir sobre as consequências dos nossos atos; dinamizamos debates, fizemos cartazes e visualizamos alguns vídeos elucidativos da devastação da Natureza produzida por negligência humana. Concluiu-se também que o facto de vivermos perto de uma zona com muitas fábricas (Marinha Grande) pode ser uma agravante da quantidade de plástico encontrado, aliada ao descuido de origem turística e dos pescadores que abandonam os seus materiais estragados.
Os resíduos recolhidos, depois de “estudados” foram colocados nos devidos ecopontos, pelos alunos.
Foi uma ação muito proveitosa e gratificante que se tem refletido no comportamento da comunidade escolar (apanhar o lixo, logo que cai ao chão e colocá-lo no ecoponto.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):