Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Os alunos do oitavo ano e os alunos de 2.º ciclo do Clube Ciência Viva da Escola Padre António Luís Moreira, trabalharam, em grupo-turma, nas aulas de ciências naturais e no CCVnE, os temas biodiversidade, água, resíduos e energia. Recebemos na Escola a DECO, a Suldouro e visitamos o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia para perceber melhor a importância da água, a problemática dos resíduos e o seu transporte até ao mar.
Planeou-se seguidamente a visita à praia de Miramar, por ser a praia mais próxima da Escola onde se pode observar uma ribeira a chegar ao mar.
O Clube Ciência Viva da Escola disponibilizou transporte aos alunos de 5.º e 6.º anos inscritos no Clube e a Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo disponibilizou transporte a uma turma de oitavo ano (8.ºA) que foram até à praia de Miramar, em dois dias distintos para limpeza e recolha de resíduos.
Os resíduos foram transportados para a escola e foram os alunos do Clube e a turma 8.ºB, os responsáveis pela separação, agrupamento dos resíduos e sua contabilização. Discutiu-se depois a possível origem dos resíduos para preenchimento das grelhas de monitorização e pesquisou-se o tempo de decomposição médio dos resíduos encontrados. Durante este processo, foram discutidos os comportamentos a adotar no futuro e apontadas possíveis formas de passar esta mensagem aos colegas e à comunidade.
Uma das formas apontadas foi a inserção de questões, na Ecogincana que se realizou no Dia da Energia (29 de maio) e onde participaram todas as turmas da Escola, sobre os resíduos mais encontrados no mar, o seu tempo de decomposição, a forma correta e última opção de descartar resíduos e as espécies marinhas (aves, mamíferos e peixes) afetadas pela poluição.
Também se realizou uma campanha solidária de recolha de tampinhas, alertando para o problema dos microplásticos e realizaram-se cartazes para colocar nas salas de aula. Por último, ofereceu-se a toda a população docente e não docente da Escola, uma espécie aromática ou uma espécie autóctone, plantada num vaso realizado pelos alunos do 8.ºD e seus Encarregados de Educação, com uma embalagem de plástico usado, alertando para a sua reutilização e para a importância da plantação de árvores, entre o Dia do Ambiente (5 de junho) e o Dia dos Oceanos (8 de junho).
De seguida, realizou-se um mural (um peixe) com o material recolhido, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade da preservação dos ecossistemas marinhos. Os resíduos sobrantes foram colocados nos ecopontos respetivos e uma seringa encontrada foi entregue na farmácia.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):