Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito da iniciativa "Amar o Mar", promovida pelo grupo Eco Escolas, no dia 6 de maio de 2023, a comunidade da ESTeSL e do ISCAL, procederam à limpeza de uma praia. Foi realizada a remoção de resíduos da Praia de Algés, no concelho de Oeiras.
A atividade foi comunicada a toda a comunidade escolar, através de publicações nas redes sociais como o Facebook, o Instagram, partilha nos grupos WhtsApp e via email.
Prontamente se disponibilizaram vários estudantes, docentes e não docentes para participar na referida atividade. No decorrer da iniciativa, todos os intervenientes mostraram-se não só empenhados na recolha dos resíduos que encontravam na areia, mas também interessados em perceber o que provoca a sua acumulação de resíduos e de que forma podem ajudar a colmatar este problema.
No início da atividade, todos os participantes presentes assistiram a uma breve palestra realizada pelos docentes coordenadores desta atividade, com os materiais fornecidos pela ABAE, que serviu para que se percebessem quais os objetos tipicamente encontrados nos areais, os chamados "suspeitos do costume". Para além disso, também foi explicada a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis e ainda foi enaltecida a relevância de iniciativas como esta.
Equipados a rigor com pinças, luvas e sacos, que constavam no kit de limpeza de praia, foi realizada então a recolha. Durante a mesma, ia sendo feito o registo dos resíduos apanhados.
Com este projeto, os intervenientes tiveram uma melhor perceção do grande problema que é a incorreta gestão dos resíduos desde a sua origem. Estes que, quando não são depositados corretamente, são transportados pelos rios e ribeiras, até aos oceanos. Assim, o contacto em primeira mão com o referido problema provocou uma maior consciencialização em todas as pessoas que participaram, o que certamente contribuirá para a adoção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):