Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Esta atividade foi levada a cabo, no âmbito do programa Eco-Escolas – AMARoMAR, com a colaboração da Divisão Municipal de Gestão Ambiental da Câmara do Porto e a LIPOR – Praia Sem Plásticos. Esta atividade pretende sensibilizar a comunidade escolar para a poluição das praias (sessão I), monitorizar e recolher resíduos na praia, bem como a interpretação do lixo recolhido (sessão II) e por fim o debate sobre a sua origem e possíveis alternativas (sessão III).
A 1ª sessão teve lugar na biblioteca da escola, no dia 30 de março com objetivo de envolver os alunos na sensibilização para a poluição - principalmente por plástico. A formadora fez o enquadramento da ação e trocou impressões com os participantes sobre o problema dos plásticos no mar e o seu impacto na biodiversidade e saúde.
Já na praia, os participantes foram divididos em grupos, recolheram, catalogaram e pesaram os diferentes resíduos. Desta atividade a nossa escola recolheu:
Resíduos recolhidos Quantidade /kg
Plásticos 15,7
Papel/cartão 4,0
Vidro ou Cerâmica 3,5
Indiferenciado 9,0
A reflexão final, decorreu novamente na escola, no dia 28 de abril, para análise e tratamento dos dados recolhidos (quantidade de resíduos, tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos…) e por fim um debate sobre o tema.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):