Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto Brigada #AMARoMAR foi realizado com a colaboração do Programa Escola Azul. Nos dias 27 de abril e 19 de maio, alunos do segundo ciclo e professores rumaram à Praia da Memória, para realizar uma limpeza de praia.
A atividade foi orientada pelas professoras e pelas técnicas da unidade ambiental da Câmara de Matosinhos que gentilmente orientaram e fizeram o enquadramento.
Para além da recolha de lixo no areal também retirámos das dunas uma planta invasora, o chorão-das-praias, que impede o desenvolvimento das plantas nativas e consequentemente a destruição da defesa natural contra a subida do mar. Foram duas tardes de trabalho em prol do Oceano!
No final da atividade, a professora de Educação Física e o professor de Educação Musical fizeram um ensaio geral para a realização de um vídeo que serviu de complemento à música “O Mar”. Esta música foi realizada pelos alunos do segundo ciclo, com a orientação do professor de Educação Musical e coreografada pela professora de Educação Física.
Após a recolha do lixo, foi feita a monitorização dos resíduos recolhidos, através da separação, contagem e pesagem do lixo proveniente de ambas as limpezas.
Posteriormente, tivemos a oportunidade de retratar esses dados num painel/mural que se encontra exposto na nossa escola e que, de uma forma clara e impactante, mostra à comunidade escolar a quantidade de lixo que temos nas nossas praias.
Os alunos participaram com muito entusiasmo e, de um modo geral, são eles que alertam para as consequências e para o impacto do lixo no Oceano, incentivam a mudanças de atitude na relação com o Oceano e sensibilizam para a importância dos oceanos na sustentabilidade do Planeta.
E assim também se faz Escola, fora de quatro paredes, com o Oceano como cenário e no coração de todos os envolvidos!

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):