Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto contou com o envolvimento da comunidade, crianças, famílias, escola, câmara Municipal de Aveiro, no seu departamento do ambiente.
A primeira fase do projeto contou com a preparação das crianças, através da investigação individual e em grupo sobre a problemática dos resíduos, as suas causas e consequências.
A seleção da praia marítima recaiu pela única praia do concelho de Aveiro - praia de S. Jacinto, que contou com o apoio logístico da Câmara M de A, no âmbito do projeto Ser+ Ambiente e Sustentabilidade. Nesta praia, encontramos imenso lixo, principalmente o que vem da atividade da pesca, em barcos.
Uma segunda fase deste projeto, contamos com o apoio da nossa comunidade educativa, ou seja, as famílias e crianças das salas 5 e 7, da Casa Vera Cruz, que junto com a equipa técnica destas salas, reuniu-se na praia da Costa Nova, junto ao Café Bronze, para uma recolha de lixo.
Efeituamos esta recolha na maré baixa de modo a garantir maior segurança às crianças e às famílias e maior área disponível para a nossa amostra. A recolha foi efetuada entre dois paredões, dado que numa área encontrava-se um tractor da Suma a limpar o areal. De referir que nesta zona encontramos bastantes plásticos, nomeadamente microplasticos.
Visto que a outra área ainda não estava devidamente escrutinada pelo tractor, foi a área onde obtemos maior lixo marinho. Verificamos que no areal existia uma grande quantidade de lixo invulgar (redes de pesca, madeira e troncos de árvores, em grande número, circunstancia invulgar possivelmente derivado aos ventos fortes sentidos nesta região nos últimos dias.
Sabemos que, maioritariamente, este lixo acaba no mar, devido aos ventos e às marés, e que este vai afetar milhares de animais, que por acidente vão engolir ou ficar feridos, só porque o ser humano não foi capaz de colocar o lixo que fez, num colector.
Após a recolha do lixo na praia, as crianças agruparam todos os resíduos e contabilizaram-os com base na tabela proposta. Foi, também, enviado aos pais um link para avaliar esta iniciativa. A equipa técnica realizou um debate com as crianças sobre as origens, bem como as causa possíveis. Podemos constatar que todo este lixo teve origem no ser humano, que era em grande quantidade e muito estranho até. A poluição marinha é um problema que vem crescendo ao longo dos anos, agravando-se cada vez mais.
O resultado deste debate foi comunicado à comunidade através da construção de um mural, bidimensional, de modo a mostrar os resíduos encontrados, informações relativos à zona da praia, à contabilização dos resíduos e as propostas dadas pelas crianças para uma melhor gestão dos resíduos alertando para a gravidade dos problemas ambientais se não houver uma mudança de comportamentos.
Este projeto teve bastante impacto na nossa comunidade educativa, enquanto um projeto de aprendizagem dinâmica. Acreditamos que esta iniciativa consciencializou e enraizou práticas mais amigas do ambiente, para o futuro da humanidade.

Quilómetros percorridos (km):
2

Peso recolhido (kg):
14,64