Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do desafio "Esta (não) é a minha praia", promovido pelo projeto Eco Escolas e Escola Azul, os nossos alunos dirigiram-se à Praia de S. Julião e da Samarra (Sintra) para uma limpeza das respetivas praias. Munidos de luvas e sacos , empenharam-se em recolher e mostrar o lixo que encontraram. Foi uma ação de consciencialização sobre a importância da preservação das praias e dos oceanos. O trabalho árduo dos alunos resultou numa demonstração clara dos impactos negativos da poluição. Com esta iniciativa, esperamos inspirar outros a cuidar e proteger o ambiente marinho. Juntos, podemos fazer a diferença na preservação das nossas praias e assegurar um futuro sustentável.
A atividade de recolha foi realizada no dia 19 de maio da parte da manhã pelos alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), como atividade comemorativa do dia Escola Azul.
Tendo em conta o período de testes do ano letivo, foi necessário dividir o grupo em duas patrulhas de recolha, a primeira partiu da escola às 9h30 em direção à praia de S. Julião como planeado, no entanto devido à manutenção na praia e movimentação de areias foi-nos necessário um segundo plano para a nossa segunda patrulha. Assim o nosso segundo grupo de recolha seguiu em direção à praia da Samarra, uma praia também muito próxima da nossa localidade.
A segunda fase de análise, divisão e pesagem do lixo foi realizada pelos alunos do 2º ciclo que adoraram poder fazer a separação de tudo o que foi encontrado, sentindo-se por vezes chocados e até sensibilizados com alguns dos objetos que de facto vão parar às praias que tanto gostamos.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):