Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do programa Eco-Escolas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P.Porto), no plano de ação para o presente ano letivo (2022/23), a atividade “Brigada #AMARoMAR” foi um dos desafios selecionados dentro da temática da Biodiversidade.
A Biodiversidade, para além de garantir suporte à vida, é essencial para o fornecimento de alimentos, o desenvolvimento de medicamentos e a existência de vários serviços dos ecossistemas. No entanto, grande parte da biodiversidade da Terra encontra-se em risco devido ao consumo humano e outras atividades que perturbam e até destroem os ecossistemas. No caso dos oceanos, em particular, a poluição é uma das principais ameaças que estes enfrentam, e mais de 80% dessa poluição tem origem em terra. As zonas costeiras constituem muitas vezes locais de depósito daquilo que deitamos fora dando origem ao lixo marinho.
É urgente tomar medidas para reverter o cenário atual. Neste contexto, uma vez que o desafio proposto nesta atividade previa a monitorização e recolha dos resíduos na praia, para dar o nosso contributo, concretizamos uma ação de recolha de resíduos na Praia do Ourigo, no concelho do Porto, no âmbito de uma ação promovida pelo Município – Praia Sem Plásticos.
A ação de recolha de resíduos nas praias foi precedida de uma sessão de apresentação (duração de 60 minutos) que teve lugar na ESS|P.Porto, com o objetivo geral de refletir sobre a problemática dos resíduos e objetivos específicos de dar a conhecer a composição dos resíduos, bem como as suas causas e consequências. Esta sessão prévia foi ainda importante para apresentar com detalhe a atividade e organizar a sua execução. Após a ação de limpeza da praia, foi realizada outra sessão na ESS|P.Porto (sessão pós-limpeza com duração de 60 minutos) com o objetivo de analisar e tratar os dados recolhidos (quantidade de resíduos, tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos…), bem como debater sobre o tema e definir estratégias de comunicação/ação para envolvimento da comunidade escolar e da comunidade envolvente.
A atividade realizada foi divulgada pela comunidade escolar através das páginas e canais oficiais da ESS|P.Porto, nomeadamente através do e-mail institucional, página do Facebook, Instagram e Linkedin, de forma a promover o envolvimento do maior número de estudantes e de pessoal docente e não docente. A atividade contou com a presença de 9 elementos da comunidade escolar, incluindo alguns membros do Conselho Eco-Escolas.
Atendendo aos resultados obtidos no final da atividade concluímos que o resíduo mais problemático, pela sua presença abundante e pela sua toxicidade, diz respeito ao esferovite.

Quilómetros percorridos (km):
0.2